Cartaz de cinema

Quando e onde pode ver os filmes dos Óscares

Publicado em 8 Fev. 2022 às 19:45, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Oscars)

Quando e onde pode ver os filmes dos Óscares

A propósito das nomeações para os Óscares hoje anunciadas, criámos um pequeno guia destinado a ajudá-lo a conhecer os títulos nomeados na categoria de melhor filme bem como onde pode vê-los.

Belfast

Onde e quando: estreia nas salas de cinema a 24 de fevereiro.

Belfast (2021)

No verão de 1969, Buddy tem nove anos e sabe exactamente quem é e onde pertence. É da classe trabalhadora, mora na parte norte de Belfast e sente-se feliz, amado e seguro. A vida é passada na rua, agitada e divertida, no coração de uma comunidade que se ri e mantém unida. Um sítio onde a sua família alargada vive por perto e onde é impossível perder-se porque todos se conhecem uns aos outros, ou assim parece. E em que os momentos livres, passados na escuridão das salas de cinema, ou diante da televisão, a ver filmes americanos e a televisão americana, transportam Buddy para uma inebriante vida interior repleta de sonhos.

Mas à medida que os anos 60 chegam ao fim, no momento em que a humanidade chega à Lua, os sonhos de infância de Buddy transformam-se num pesadelo. O descontentamento social latente explode sem aviso e agrava-se, rapidamente. Primeiro, um ataque por homens mascarados, depois um motim e finalmente um conflito em toda a cidade, com a religião a atiçar as chamas. Católicos contra Protestantes, vizinhos amorosos transformados em inimigos mortais.

Enquanto a mãe luta para lidar com a situação e o pai trabalha em Inglaterra, tentando ganhar dinheiro suficiente para sustentar a família, Buddy procura dar sentido ao caos e à histeria, povoada por heróis e vilões, outrora vislumbrada apenas no ecrã de cinema, mas que agora ameaça inverter tudo o que conhece e ama como uma luta épica que se desenrola no seu próprio quintal.

Belfast

Belfast

2021 | Drama | 97 min

Com Jamie Dornan, Caitríona Balfe, Judi Dench

Realização Kenneth Branagh

Class. etária M/12

Estreia em Portugal 24 Fev. 2022

Distribuidor Cinemundo

Ver trailer


CODA

Onde e quando: disponível no streaming da AppleTV+.

CODA (2021)

A jovem Ruby, filha de pais surdos, vive numa comunidade pesqueira de Massachusetts, dividida entre ser a intérprete dos pais com o mundo exterior e perseguir o sonho de uma carreira como cantora. Remake norte-americano do filme "A Família Bélier".

CODA

CODA

2021 | Drama | 111 min

Com Emilia Jones, Eugenio Derbez, Troy Kotsur

Realização Siân Heder

Ver trailer


Não Olhem Para Cima

Onde e quando: disponível no streaming da Netflix.

Não Olhem Para Cima / Don't Look Up (2021)

A estudante de astronomia Kate Dibiasky (Jennifer Lawrence) e o seu professor, o Dr. Randall Mindy (Leonardo DiCaprio), descobrem um cometa em rota de colisão direta com a Terra. Para piorar a situação, ninguém parece realmente importar-se.

Com a ajuda do Dr. Oglethorpe (Rob Morgan), Kate e Randall partem numa digressão mediática que os leva até à indiferente Presidente Orlean (Meryl Streep) e ao seu bajulador filho e chefe de gabinete, Jason (Jonah Hill), e a participar no The Daily Rip, um animado programa das manhãs apresentado por Brie (Cate Blanchett) e Jack (Tyler Perry).

Faltam seis meses para o impacto, mas gerir o ciclo mediático de 24 horas e conseguir a atenção de um público obcecado com as redes sociais antes que seja demasiado tarde prova ser chocantemente cómico. O que será preciso para que o mundo olhe para cima?!

Não Olhem Para Cima

Não Olhem Para Cima Don't Look Up

2021 | Comédia, Drama, Ficção Científica | 145 min

Com Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence, Meryl Streep

Realização Adam McKay

Class. etária M/14

Estreia em Portugal 8 Dez. 2021

Distribuidor NOS Audiovisuais

Ver trailer


Drive My Car

Onde e quando: estreia nas salas de cinema a 10 de março.

Doraibu mai kâ / Drive My Car (2021)

Yusuke é ator de teatro e encenador, Fukaku é dramaturga. Subitamente, ela morre e deixa para trás um segredo. Dois anos depois, ainda incapaz de lidar com a perda, Yusuke assume o cargo de diretor num festival de teatro em Hiroshima, para onde viaja de carro. Lá, conhece Misaki que passa a ser a sua motorista particular. Misaki fala pouco, mas durante o tempo que passa com ela, Yusuke aprende coisas que até então ignorava.

Adaptação ao cinema de um conto de Haruki Murakami.

Drive My Car

Drive My Car Doraibu mai kâ

2021 | Drama | 179 min

Com Hidetoshi Nishijima, Toko Miura, Masaki Okada

Realização Ryusuke Hamaguchi

Class. etária M/12

Estreia em Portugal 10 Mar. 2022

Distribuidor Leopardo Filmes

Ver trailer


Duna

Onde e quando: estreou nas salas de cinema a 10 de outubro 2021. O destino seguinte será o streaming da HBO Max.

Dune

No ano 10 191, numa sociedade feudal intergaláctica, em que casas nobres são responsáveis por planetas, a Casa Atreides aceita administrar o cobiçado planeta Arrakis, rico na especiaria Melange - uma substância capaz de desbloquear o potencial da humanidade. À medida que a família toma posse de Arrakis, as tensões entre casas desencadeiam uma batalha pelo controlo do planeta.

Duna

Duna Dune

2021 | Ficção Científica, Drama, Aventura | 155 min

Com Timothée Chalamet, Rebecca Ferguson, Oscar Isaac

Realização Denis Villeneuve

Class. etária M/12

Estreia em Portugal 21 Out. 2021

Distribuidor Cinemundo

Ver trailer


King Richard - Para lá do Jogo

Onde e quando: estreou nas salas de cinema a 18 de novembro 2021. O destino seguinte será o streaming da HBO Max.

King Richard - Para lá do Jogo / King Richard (2021)

A história de Richard Williams, um pai decidido a criar duas das atletas mais dotadas de todos os tempos que mudaram o ténis para sempre. Impulsionado por uma visão clara do futuro e usando métodos pouco convencionais, Richard tem um plano que levará Vénus e Serena Williams dos bairros pobres de Compton, na Califórnia, até às vitórias nos maiores torneios do circuito profissional.

King Richard - Para lá do Jogo

King Richard - Para lá do Jogo King Richard

2021 | Drama | 138 min

Com Will Smith, Demi Singleton, Saniyya Sidney

Realização Reinaldo Marcus Green

Class. etária M/12

Estreia em Portugal 18 Nov. 2021

Distribuidor Cinemundo

Ver trailer


Licorice Pizza

Onde e quando: estreou nas salas de cinema a 30 de dezembro 2021. Continua em exibição.

Licorice Pizza (2021)Criados no San Fernando Valley, na Califórnia, Alana Kane e Gary Valentine só se conheceram no dia das fotografias, na escola secundária de Gary. Entretanto, Alana deixou de estudar e procura definir-se para além do seu trabalho pouco inspirador como assistente de fotógrafa. Gary estabeleceu-se como actor. Estabelecem uma relação sincera, ainda que embaraçosa.

Na tentativa de fortalecer esta ligação com Alana, Gary quer que ela seja a sua acompanhante durante uma aparição na televisão de Nova Iorque; ela concorda. A viagem não corre como planeado e, uma vez de volta à Califórnia, cada um  questiona o seu futuro. À medida que a sua amizade cresce, Gary procura oportunidades de carreira fora da representação, e torna-se empresário vendendo colchões de água e abrindo um salão de jogos; Alana pensa seriamente no que quer fazer e chega a tentar ser atriz.

Gary e Alana passam por uma série de epifanias, simultaneamente tumultuosas e agridoces: encontros com um actor famoso (interpretado por Sean Penn), um produtor de Hollywood (Bradley Cooper), e um político local (Benny Safdie). Deslizam através de um tempo e um lugar que os leva pela emoção do primeiro amor, a entrada na idade adulta, e a descoberta de um novo potencial que floresce quando estão juntos.

Licorice Pizza

Licorice Pizza

2021 | Drama, Romance | 133 min

Com Alana Haim, Cooper Hoffman, Joseph Cross

Realização Paul Thomas Anderson

Class. etária M/12

Estreia em Portugal 30 Dez. 2021

Distribuidor NOS Audiovisuais

Ver trailer


Nightmare Alley - Beco das Almas Perdidas

Onde e quando: estreou nas salas de cinema a 27 de janeiro 2022. Continua em exibição.

Nightmare Alley - Beco das Almas Perdidas / Nightmare Alley (2021)

O ambicioso e carismático Stanton Carlisle (Bradley Cooper) ganha o afeto da clarividente Zeena (Toni Collette) e do seu marido Pete (David Strathairn), um antigo mentalista. O casal ensina-lhe os truques do negócio e o trabalho no circo itinerante torna-se também um bilhete dourado para o sucesso que lhe permite usar o conhecimento recém-adquirido a fim de subjugar a elite rica da sociedade nova-iorquina dos anos 40. Com a virtuosa Molly (Rooney Mara) a seu lado, Stanton conspira para enganar um perigoso magnata (Richard Jenkins) com a ajuda de uma misteriosa psiquiatra (Cate Blanchett) que, em simultâneo, poderá revelar-se a mais perigosa das adversárias.

Remake do filme de 1947 realizado por Edmund Goulding. Baseado no romance homónimo de William Lindsay Gresham.

Nightmare Alley - Beco das Almas Perdidas

Nightmare Alley - Beco das Almas Perdidas Nightmare Alley

2021 | Crime, Thriller, Mistério, Drama | 139 min

Com Bradley Cooper, Cate Blanchett, Toni Collette

Realização Guillermo del Toro

Class. etária M/14

Estreia em Portugal 27 Jan. 2022

Distribuidor NOS Audiovisuais

Ver trailer


O Poder do Cão

Quando e onde: disponível no streaming da Netflix.

O Poder do Cão / The Power of the Dog (2021)

De aspeto grave, olhos pálidos e bem parecido, Phil Burbank é brutalmente sedutor. Todo o romance, poder e fragilidade de Phil está aprisionado no passado e na terra.

O ano é 1925. Os irmãos Burbank são ricos fazendeiros ricos do Montana. No restaurante Red Mill, a caminho do mercado, os irmãos conhecem Rose, a proprietária viúva, e o seu impressionável filho, Peter. Phil comporta-se de forma tão cruel que os leva ambos às lágrimas, divertindo-se com a sua dor e estimulando os companheiros a rir - todos excepto o seu irmão George, que conforta Rose e depois regressa para casar com ela.

Enquanto Phil balança entre a fúria e a astúcia, o seu zombar de Rose toma uma forma assustadora. O desprezo por Peter é ainda mais evidente e amplificado pelo aplauso dos cowboys de Phil. É então que Phil parece tomar o rapaz sob a sua asa protetora. Será este gesto uma genuína prova de súbita bondade, ou um enredo que ameaça torna-se ainda mais terrível?

O Poder do Cão

O Poder do Cão The Power of the Dog

2021 | Romance, Drama, Western | 126 min

Com Benedict Cumberbatch, Kirsten Dunst, Jesse Plemons

Realização Jane Campion

Class. etária M/14

Estreia em Portugal 3 Mar. 2022

Distribuidor NOS Audiovisuais

Ver trailer


West Side Story

Onde e quando: estreou nos cinemas a 8 de dezembro 2021. Permanece em exibição em algumas salas. Chega ao streaming da Disney+ a 2 de março.

West Side Story

Nova versão do musical de 1961 sobre dois jovens de grupos rivais da comunidade porto-riquenha em Nova Iorque que se apaixonam pela mesma mulher.

West Side Story

West Side Story

2021 | Crime, Romance, Drama | 156 min

Com Ansel Elgort, Rachel Zegler, Rita Moreno

Realização Steven Spielberg

Class. etária M/12

Estreia em Portugal 8 Dez. 2021

Distribuidor NOS Audiovisuais

Ver trailer