Publicado em 22 Abr. 2024 às 18:56, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)
Filmes e documentários rodados por altura da revolução, a que se junta um olhar sobre a relação entre o ditador Salazar e o futebol, são os destaques da programação especial que a RTP Memória preparou para assinalar os 50 anos do 25 de abril.
A 25 de abril, às 15h45, é transmitido "As Armas e o Povo". O mais célebre filme da Revolução traz o testemunho das emoções vividas entre 25 de abril e 1 de maio de 1974. Às grandes movimentações de massas, o coletivo de que assina o documentário junta os discursos de Mário Soares e Álvaro Cunhal recém-chegados do exílio, a libertação dos presos políticos, e as entrevistas de rua conduzidas pelo cineasta brasileiro Glauber Rocha.
No mesmo dia, às 19h00, o canal recupera "Os Homens Sem Sono". Num encontro informal, com as memórias da revolução ainda frescas, três dos seus principais intervenientes, Otelo Saraiva de Carvalho, Vasco Lourenço e Vítor Alves, falam do processo de criação do Movimento das Forças Armadas (MFA) que veio a desencadear o 25 de abril de 1974, e dos preparativos para o golpe.
A 26 de abril, às 19h00, Rui Alves, com narração de António Esteves, fala da relação do Estado Novo com o futebol. "Salazar Não Ia à Bola" confirma o aproveitamento político por parte da ditadura, mas fala também do desinteresse do estadista pelo futebol.