Cartaz de cinema

Belfast (2021)

Duração T97M minutos

Género Drama

Origem Reino Unido

Estreia em Portugal 24 Fev. 2022

Distribuidor Cinemundo

No verão de 1969, Buddy tem nove anos e sabe exactamente quem é e onde pertence. É da classe trabalhadora, mora na parte norte de Belfast e sente-se feliz, amado e seguro. A vida é passada na rua, agitada e divertida, no coração de uma comunidade que se ri e mantém unida. Onde a sua família alargada vive por perto e onde é impossível perder-se porque todos se conhecem uns aos outros, ou assim parece. E em que os momentos livres, passados na escuridão das salas de cinema, ou diante da televisão, a ver filmes americanos e a televisão americana, transportam Buddy para uma inebriante vida interior repleta de sonhos.

Mas à medida que os anos 60 chegam ao fim, no momento em que a humanidade chega à Lua, os sonhos de infância de Buddy transformam-se num pesadelo. O descontentamento social latente explode sem aviso e agrava-se, rapidamente. Primeiro um ataque por homens mascarados, depois um motim e finalmente um conflito em toda a cidade, com a religião a atiçar as chamas. Católicos contra Protestantes, vizinhos amorosos transformados em inimigos mortais.

Enquanto a mãe luta para lidar com a situação e o pai trabalha em Inglaterra, tentando ganhar dinheiro suficiente para sustentar a família, Buddy tenta dar sentido ao caos e à histeria, povoada por heróis e vilões, outrora vislumbrada apenas no ecrã de cinema, mas que agora ameaça inverter tudo o que conhece e ama como uma luta épica que se desenrola no seu próprio quintal.

Filme vencedor do Festival de Cinema de Toronto.

Com Jamie Dornan, Caitriona Balfe, Judi Dench, Ciarán Hinds, Lara McDonnell, Gerard Horan, Turlough Convery, Gerard McCarthy, Bríd Brennan, Sid Sagar, Colin Morgan, Jude Hill

Realização Kenneth Branagh

Produção Celia Duval, Tamar Thomas, Laura Berwick, Becca Kovacik

Argumento Kenneth Branagh

IMDb http://www.imdb.com/title/tt12789558/