Cartaz de cinema

Óscares: cortes na emissão em direto levam a demissões na academia norte-americana

Publicado em 24 Mar. 2022 às 09:56, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Oscars, Cinema Norte-Americano)

Óscares: cortes na emissão em direto levam a demissões na academia norte-americana

Aumentam as reações negativas após a ideia de reduzir o tempo de emissão à custa das categorias técnicas.

O engenheiro de som Peter Kurkland anunciou a intenção de se demitir da academia norte-americana de cinema. Quatro vezes nomeado para o Oscar de melhor mistura sonora, colaborador de longa data dos irmãos Coen, responde assim ao corte de oito categorias da emissão televisiva em direto, de acordo com o The Hollywood Reporter.

Na mesma notícia, Kurkland afirma:

Não consigo imaginar uma boa razão para ficar numa organização que já não respeita o meu ofício.

Aderir à Academia foi um dos momentos mais gratificantes da minha carreira profissional. Agora sinto-me um estranho.

A 5 de março, outro membro da academia no ramo do som, Tom Fleishman, também quatro vezes nomeado, uma vez vencedor, nome muitas vezes visto nas equipas de Martin Scorsese, tomou idêntica atitude. Mais ameaçam seguir o exemplo.

Os produtores da cerimónia e a academia de artes e ciências cinematográficas, enfrentam anos seguidos de quebras na audiência televisiva. Um dos problemas apontados é a duração do espectáculo. Em 2002 chegou a passar as quatro horas e luta a cada ano para não deslizar além das três horas.

Desta vez, para garantir que a festa não se arrasta, planeiam entregar os Óscares às melhores curtas-metragens (documental, animada e ação real) e ainda às melhores montagem, cenografia, som, cabelo e maquilhagem e banda sonora, uma hora antes do início do direto. A ideia é gravar e editar os discursos de aceitação e integrar esses segmentos mais tarde, ao longo da emissão.

Kurkland foi nomeado por "Este País Não É Para Velhos", "A Propósito de Llewyn Davis", "True Grit - Indomável" - todos realizados por Joel e Ethan Coen - e ainda por "Walk the Line", a biopic do cantor country Johnny Cash dirigida por James Mangold. Recentemente, fez a mistura sonora de "The Tradegy of Macbeth", de Joel Coen.

A controvérsia em redor do trabalho técnico e de bastidores no cinema norte-americano, surge pouco depois dos protestos sobre as longas horas de trabalho, os baixos ordenados mínimos praticados no setor e as distorções provocadas pelo streaming, que quase levaram a uma greve em 2021.

Esta semana, Matthew Loeb o presidente da IATSE, que congrega sindicatos de trabalhadores e técnicos do setor das artes, chamou a atenção à academia ao considerar o plano "prejudicial" e acrescentando que "os que trabalham nos bastidores já recebem pouco reconhecimento".

A entrega dos Óscares tem lugar na madrugada do próximo domingo para segunda-feira, no Dolby Theatre em Hollywood. "O Poder do Cão", de Jane Campion, surge como favorito, com 12 nomeações. "Duna" apresenta-se com 10, "Belfast" e "West Side Story", têm 7 nomeações cada.