Cartaz de cinema

Disco Boy" de Giacomo Abbruzzese vence Festa do Cinema Italiano

Publicado em 22 Abr. 2024 às 18:29, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema, Cinema Europeu)

Disco Boy" de Giacomo Abbruzzese vence Festa do Cinema Italiano

Foram conhecidos este domingo, dia 21 de abril, os filmes vencedores da Festa do Cinema Italiano 2024, numa cerimónia que se realizou no Cinema São Jorge.

O júri da 17.ª edição, composto por Francesco Giai Via, João Pedro Rodrigues e Olga Roriz, atribuiu o Prémio de Melhor Filme a "Disco Boy", de Giacomo Abbruzzese, que terá estreia comercial nas salas portuguesas muito em breve. O realizador mergulha nos traumas da guerra com a história de um bielorrusso que foge do seu país e se alista na Legião Francesa.

Foi ainda distinguido o filme "Felicità", de Micaela Ramazzotti, com uma Menção Honrosa.

"Ainda Temos o Amanhã" de Paola Cortellesi, filme de abertura da Festa, recebeu o Prémio do Público. Enorme sucesso de bilheteira em Itália, estreia em Portugal a 9 de maio.

A Festa do Cinema Italiano 2024 que decorreu entre 12 e 21 de abril, em Lisboa, recebeu mais de 13 mil espectadores, entre filmes e eventos paralelos, com quase um milhar no reaberto Cine-Teatro Turim.

As sessões decorreram entre o Cinema São Jorge, UCI Cinemas - El Corte Inglés, Cinemateca Portuguesa, Cine-Teatro Turim e Cinema Fernando Lopes. A programação paralela estendeu-se pela Casa do Comum, Musicbox e Palácio do Grilo.

O festival acolheu 11 ante-estreias nacionais, entre as quais, "O Rapto", de Marco Bellocchio, nas salas desde 18 de abril, "A Sombra de Caravaggio", de Michele Placido, que estreia a 1 de maio, e "Comandante" de Edoardo de Angelis, nas salas a 13 de junho.

Em Lisboa, para a Festa do Cinema Italiano, estiveram os atores Riccardo Scamarcio Jasmine Trinca e Benedetta Porcaroli; a realizadora Emma Dante, o escritor Sandro Veronesi e a escritora e jornalista Elena Stancanelli; e os produtores Giuseppe Pedersoli e Alan Friedman.

Na capital a programação continua na Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema com o ciclo "O outro 25 de Abril / L'altro 25 Aprile" e no Cinema Fernando Lopes com o Ciclo "Sem Censura - Sucessos do Cinema Italiano no pós-25 de Abril".

A Festa do Cinema Italiano prossegue depois em mais cidades portuguesas.