Cartaz de cinema

Will Smith pede desculpa pelo Instagram - Academia reúne quarta-feira para analisar o assunto

Publicado em 29 Mar. 2022 às 11:36, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Oscars, Cinema Norte-Americano, Celebridades, Bastidores)

Will Smith pede desculpa pelo Instagram - Academia reúne quarta-feira para analisar o assunto

O estalo a Chris Rock dominou a noite dos Óscares. Produtor do espectáculo diz-se chocado, associação de atores condena a agressão. A academia reúne quarta-feira.

Will Smith dirigiu-se a Chris Rock para pedir desculpa pela agressão em direto durante os Óscares. No texto publicado no Instagram pede perdão igualmente aos presentes no Dolby Theater e aos espectadores que assistiam ao espectáculo em todo o mundo.

A violência em todas as suas formas é venenosa e destrutiva. O meu comportamento nos Oscars de ontem à noite foi inaceitável e indesculpável. As piadas à minha custa fazem parte do trabalho, mas a piada sobre a condição médica da Jada foi demasiado para suportar e reagi emocionalmente.

Chris, gostaria de te pedir desculpa publicamente. Passei os limites e estava errado. Estou envergonhado e as minhas acções não foram indicativas do homem que quero ser. Não há lugar para a violência num mundo de amor e bondade.  

Gostaria também de pedir desculpa à Academia, aos produtores do espectáculo, a todos os participantes e aos que assistem em todo o mundo. Gostaria de pedir desculpa à família Williams e à minha família de "King Richard". Lamento profundamente que o meu comportamento tenha manchado o que tem sido uma viagem deslumbrante para todos nós.

Sou um trabalho em curso.

Sinceramente,

Will

 

A agressão surgiu com mais de metade da cerimónia decorrida, quando Chris Rock surge em palco para apresentar o Oscar de melhor documentário. Entre piadas atiradas a vários presentes na plateia, comenta como Jada Pinkett Smith se estaria a preparar para a sequela de "G.I. Jane" em alusão ao seu cabelo rapado (o mesmo look que Demi Moore apresentou no filme de 1997).

A mulher de Will Smith sofre de problemas de queda de cabelo, algo que tornou público através das redes sociais.

Smith abandona o seu lugar nas mesas perto do palco, dirige-se a Chris Rock e agride-o na face perante a incredulidade do humorista. Já sentado, Smith repete duas vezes a frase que tirou dúvidas quanto à veracidade do sucedido: "Mantém o nome da minha mulher fora da tua boca!", tudo acompanhado de palavrões censurados no direto nos Estados Unidos, mas ouvidos no resto do mundo.

Pouco depois, Will Smith regressa ao palco para receber o Oscar de melhor ator pelo papel em "King Richard - Para Lá do Jogo". Transtornado, de lágrimas nos olhos, pede desculpa à academia e aos outros nomeados, mas evita nomear Chris Rock.

 

Academia reúne quarta-feira para analisar o assunto

A habitual reunião dos administradores da academia norte-americana de cinema após a entrega dos prémios foi antecipada para quarta-feira ao fim do dia. O tópico Will Smith passou a ocupar o topo da agenda, fez saber o The Hollywod Reporter.

O grupo que gere a organização dos Óscares falou por telefone na noite do espectáculo. Dessa conversa resultou a primeira reação sob a forma de uma curta frase no Twitter.

Seguiu-se uma condenação do ato com o aviso de que serão tomadas medidas.

A Academia condena as acções do Sr. Smith no espectáculo da noite passada. Começámos oficialmente uma revisão formal em torno do incidente e exploraremos outras acções e consequências em conformidade com os nossos estatutos, normas de Conduta e de acordo com a lei da Califórnia.

A Screen Actors Guild reagiu afirmando que:

A violência, ou o abuso físico no local de trabalho, nunca é apropriada e o sindicato condena qualquer conduta desse tipo. O incidente envolvendo Will Smith e Chris Rock no Oscar da noite passada foi inaceitável.

Will Packer, produtor do espectáculo, disse "foi um momento muito doloroso" a vários níveis.

Até ao momento, não foram apresentadas queixas na polícia.

 

Foto: Al Seib / A.M.P.A.S.