Cartaz de cinema

Will Smith banido dos Oscars por dez anos

Publicado em 8 Abr. 2022 às 20:27, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Oscars, Celebridades, Bastidores)

Will Smith banido dos Oscars por dez anos

O estalo de Will Smith a Chris Rock vale 10 anos fora dos Óscares, anunciou esta sexta-feira o conselho de governadores da academia norte-americana de cinema.

Os organizadores dos Óscares decidiram que "por um período de 10 anos, a partir de 8 de abril de 2022, o Sr. Smith não será autorizado a assistir a nível pessoal, ou virtualmente, a quaisquer eventos, ou programas da Academia, incluindo os Óscares"

David Rubin, presidente da AMPAS, e a CEO Dawn Hudson, assinam uma carta onde qualificam ainda o comportamento de Smith como "inaceitável" e "prejudicial". Reconhecem, igualmente, que a academia não abordou a situação da melhor forma.

Houve também espaço para uma palavra de simpatia e gratidão dirigida a Chris Rock "por manter a compostura em circunstâncias extraordinárias".

"Esperamos que isto possa iniciar um tempo de cura e renovação para todos os envolvidos", concluem.

Will Smith antecipou-se à decisão da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA e anunciou a sua saída a 1 de abril.

De fora, ficaram medidas mais substanciais como a retirada do Oscar de melhor ator que lhe foi atribuído no mesmo dia da agressão, ou a proibição de que Smith possa ser nomeado novamente no futuro - algo que continua a ser possível mesmo não sendo membro da academia.

Will Smith esbofeteou Chris Rock durante a cerimónia de entrega dos Óscares, a 27 de março, e proferiu insultos e palavrões em direto por causa de uma piada sobre a sua mulher, Jada Pinkett-Smith.

Pouco depois, regressaria ao palco para receber o Oscar de melhor ator pelo filme "King Richard - Para Lá do Jogo".