Cartaz de cinema

Will Smith enfrenta processo disciplinar

Publicado em 31 Mar. 2022 às 00:17, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Oscars, Cinema Norte-Americano, Celebridades, Bastidores)

Will Smith enfrenta processo disciplinar

A academia norte-americana de cinema iniciou um procedimento disciplinar contra o ator na sequência da agressão a Chris Rock durante a cerimónia dos Óscares, no domingo.

O Conselho de Governadores da academia norte-americana, que organiza os Óscares, reuniu esta quarta-feira e decidiu iniciar um processo disciplinar contra Will Smith.

Numa declaração publicada na imprensa local, o organismo fez saber que:

O Conselho de Governadores iniciou hoje um processo disciplinar contra o Sr. Smith por violações das Normas de Conduta da Academia, incluindo contacto físico inadequado e comportamento abusivo, ou ameaçador, que compromete a integridade da Academia.

O ator foi notificado e tem agora 15 dias para responder por escrito.

Da próxima reunião do conselho, a 18 de abril, sairão medidas disciplinares o que, de acordo com as regras e códigos de conduta da academia, pode significar, entre outras hipóteses, a suspensão ou expulsão.

Will Smith esbofeteou Chris Rock durante a cerimónia de entrega dos Óscares, no domingo, e proferiu insultos e palavrões em direto por causa de uma piada sobre a sua mulher, Jada Pinkett-Smith.

Pouco depois, regressaria ao palco para receber o Oscar de melhor ator pelo filme "King Richard - Para Lá do Jogo".

O Conselho de Governadores qualificou as ações de Smith como "profundamente chocantes" e pediu desculpa a Chris Rock agradecendo-lhe a "resiliência naquele momento". Desculpas que se estenderam aos nomeados, restantes convidados e espectadores que assistiam pela televisão.

A Academia também admitiu não ter lidado com a situação da melhor forma, apesar de clarificarem que Will Smith foi convidado a abandonar a cerimónia, tendo recusado.