Cartaz de cinema

Os filmes da semana: estreias nas salas de cinema (17 de junho 2021)

Publicado em 17 Jun. 2021 às 11:45, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Estreias)

Os filmes da semana: estreias nas salas de cinema (17 de junho 2021)

Fique a conhecer as novidades em cartaz nas salas portuguesas, disponíveis a partir desta quinta-feira, 17 de junho 2021.

O guarda-costas Michael Bryce (Ryan Reynolds) e o assassino Darius Kincaid (Samuel L. Jackson) estão de volta noutra missão arriscada. Ainda sem licença e sob escrutínio, Bryce é forçado a entrar em ação para proteger Sonia (Salma Hayek), a esposa ainda mais volátil de Darius.

Enquanto a paciência de Bryce é levada ao limite, o trio envolve-se numa trama global e descobre que são tudo o que resta para proteger a Europa de um poderoso e vingativo louco (Morgan Freeman).

O Guarda-Costas e a Mulher do Assassino

O Guarda-Costas e a Mulher do Assassino Hitman's Wife's Bodyguard

2021 | Thriller, Comédia, Ação | 116 min

Com Ryan Reynolds, Samuel L. Jackson, Salma Hayek Pinault

Realização Patrick Hughes

Class. etária M/16

Estreia em Portugal 17 Jun. 2021

Distribuidor NOS Audiovisuais

Ver trailer


A Candidata Perfeita / The Perfect Candidate (2020)

Maryam é uma jovem médica ambiciosa que trabalha na clínica de uma pequena cidade na Arábia Saudita. Apesar das suas qualificações, Maryam tem de conquistar diariamente o respeito dos colegas homens e a aceitação dos pacientes.

Impedida de viajar para o Dubai e procurar um emprego melhor, depara-se com uma confusão burocrática que a coloca perante os formulários de candidatura às eleições municipais da cidade e decide concorrer.

Com o pai músico ausente numa digressão dos primeiros concertos públicos permitidos no Reino em décadas, Maryam convoca as  duas irmãs mais novas para reunir fundos e organizar eventos de campanha. Enquanto enfrentam as restrições dos papéis tradicionais da mulher, a audaciosa candidatura de Maryam começa a ganhar impulso e a desafiar a comunidade conservadora. À medida que cresce a luta renhida com o seu oponente masculino, Maryam e a sua família mobilizam-se com determinação e criatividade para fazer avançar a sociedade.

A Candidata Perfeita

A Candidata Perfeita The Perfect Candidate

2020 | Drama | 104 min

Com Mila Alzahrani, Nora Al Awadh, Dae Al Hilali

Realização Haifaa al-Mansour

Class. etária M/12

Estreia em Portugal 17 Jun. 2021

Distribuidor Films4You

Ver trailer


Os Flofos: Viagem no Tempo / Extinct (2021)

Dois flofos são transportados para o presente e descobrem que a sua espécie está extinta. Apavorados, tentam regressar ao passado para salvar todos os flofos do desaparecimento.

Os Flofos: Viagem no Tempo

Os Flofos: Viagem no Tempo Extinct

2021 | Animação | 84 min

Vozes Zazie Beetz, Alex Borstein, Catherine O'Hara

Realização David Silverman

Class. etária M/6

Estreia em Portugal 17 Jun. 2021

Distribuidor NOS Audiovisuais

Ver trailer


Supernova (2021)

Sam e Tusker, companheiros há 20 anos, viajam pela Inglaterra na sua antiga autocaravana. Visitam amigos, família e lugares do seu passado. Desde que Tusker foi diagnosticado com um início precoce de demência há dois anos, o tempo que passam juntos é a coisa mais importante. No entanto, à medida que a viagem avança as suas ideias para o futuro chocam, segredos são revelados e o seu amor um pelo outro é testado como nunca.

Supernova

Supernova

2021 | Drama | 93 min

Com Colin Firth, Stanley Tucci, James Dreyfus

Realização Harry Macqueen

Class. etária M/14

Estreia em Portugal 17 Jun. 2021

Distribuidor NOS Audiovisuais

Ver trailer


Ladrões de Bicicletas (reposição) / Ladri di biciclette (1948)

"Ladrões de Bicicletas" ocupa há sete décadas um lugar cimeiro no cânone dos melhores filmes de todos os tempos. Na estreia. gerou um grande entusiasmo, tanto na Europa como na América.

André Bazin, crítico e fundador dos Cahiers du Cinema, descrevia-o como uma obra-prima, perfeita e sublime, e afirmava que De Sica era o maior realizador italiano.

Amado por Orson Welles e Wes Anderson, o filme que "mudou a vida" de Ken Loach, que "salvou a carreira" de Jia Zhang Ke, "Ladrões de Bicicletas", a odisseia de um pai e de um filho pelas ruas de Roma à procura de uma bicicleta roubada, indispensável para o seu trabalho, é a obra máxima do neorrealismo italiano, com a grandeza de uma tragédia clássica.

Foi nas ruas, onde filmaria, que De Sica procurou os seus intérpretes: Lamberto Maggiorani, o pai, era um operário mecânico, e Enzo Staiola, o filho, descobriu-o entre os mirones. "Era necessário que este operário fosse, em simultâneo, tão perfeito, anónimo e objectivo como a sua bicicleta." Com uma extraordinária mise en scène, um trabalho rigoroso de escrita (com Cesare Zavattini e outros), uma concisão comovente, Ladrões de Bicicletas é "cinema no seu estado puro", que provoca uma comoção tão forte hoje como há 70 anos.

Ladrões de Bicicletas (reposição)

Ladrões de Bicicletas (reposição) Ladri di biciclette

1948 | Drama | 89 min

Com Lamberto Maggiorani, Enzo Staiola, Lianella Carell

Realização Vittorio De Sica

Class. etária M/12

Estreia em Portugal 17 Jun. 2021

Distribuidor Leopardo Filmes

Ver trailer


O Amigo de Sempre / Our Friend (2019)

Após saber que a sua esposa só tem seis meses de vida, um homem recebe o apoio do seu melhor amigo, que se muda para a casa deles para ajudar.

O Amigo de Sempre

O Amigo de Sempre Our Friend

2019 | Drama | 124 min

Com Casey Affleck, Dakota Johnson, Jason Segel

Realização Gabriela Cowperthwaite

Class. etária M/12

Estreia em Portugal 17 Jun. 2021

Distribuidor Cinemundo

Ver trailer


O Milagre de Milão (reposição) / Miracolo a Milano (1951)

Depois do sucesso de "Ladrões de Bicicletas", um filme da dupla De Sica-Zavattini seria sempre um acontecimento. E De Sica voltava a surpreender, neste filme que adapta um romance do próprio Zavattini. Como notou Bazin, "O Milagre de Milão" traz ao neorrealismo uma audaciosa mutação, misturando o realismo social com a fantasia mais desenfreada.

Totò é um jovem ingénuo e com bons sentimentos, saído de um orfanato. Um vagabundo acolhe-o em noite de intempérie e ele decide organizar uma "cidade da felicidade" para os indigentes num terreno baldio. Mas, ao descobrirem que naquele lugar há petróleo, os capitalistas resolvem expulsá-los. E é aí que entra o elemento "mágico", na forma de uma pomba que lhe é entregue pela avó, que desce do céu, e que Totò usa para rechaçar os invasores.

De Sica reconhece a influência de Chaplin e de René Clair, mas fá-la ressurgir de uma forma extremamente criativa, poética (Bazin dizia que não havia no mundo nenhum realizador que tivesse, como ele, o sentido da poesia de um rosto), cómica, e humana. O cineasta italiano construía assim mais um futuro clássico da história do cinema.

O Milagre de Milão (reposição)

O Milagre de Milão (reposição) Miracolo a Milano

1951 | Comédia, Drama, Fantasia | 100 min

Com Emma Gramatica, Francesco Golisano, Paolo Stoppa

Realização Vittorio De Sica

Class. etária M/6

Estreia em Portugal 17 Jun. 2021

Distribuidor Leopardo Filmes

Ver trailer


O Movimento das Coisas (cópia restaurada) / O Movimento das Coisas (1985)

Histórias do quotidiano pontuadas pelo silêncio. Numa aldeia do Norte, a rotina diária de três famílias. Mais longe, o rio habitado por gente, uma barca, o sol, o largo da aldeia, a ponte em construção, a varanda, a refeição, a feira e a missa ao domingo.

Restauro para suporte digital 4K efetuado a partir do negativo de câmara em 16mm conservado pela Cinemateca Portuguesa.

Som digitalizado e tratado a partir da banda ótica de uma cópia de época e das pré-misturas em suporte magnético. Restauro digital da imagem e correção de cor pela Cineric Portugal usando uma cópia de época como referência e com a participação da realizadora.O último plano do filme, após o genérico, não fazia parte da montagem original e foi introduzido na nova cópia digital em 2020 por vontade da realizadora.

O Movimento das Coisas (cópia restaurada)

O Movimento das Coisas (cópia restaurada) O Movimento das Coisas

1985 | Documentário | 90 min

Realização Manuela Serra

Class. etária M/12

Estreia em Portugal 17 Jun. 2021

Distribuidor The Stone and The Plot

Ver trailer


O Pecado / Il peccato (2019)

Florença, início do século XVI. Amplamente considerado um génio pelos seus contemporâneos, Michelangelo Buonarroti (Alberto Testone) encontra-se esgotado e reduzido à pobreza na sua luta para terminar o teto da Capela Sistina. Quando o seu comissário e chefe da nobreza Della Rovere, Papa Júlio II, morre, Michelangelo fica obcecado por obter o melhor mármore para completar a sua tumba.

A lealdade do artista é testada quando Leão X, da família rival Medici, ascende ao papado e o encarrega de uma nova encomenda lucrativa - a fachada da Basílica de San Lorenzo. Forçado a mentir para manter o favor de ambas as famílias, Michelangelo é progressivamente atormentado por suspeitas e alucinações, levando-o a examinar as suas próprias falhas morais e artísticas.

O Pecado

O Pecado Il peccato

2019 | Drama, Histórico | 134 min

Com Alberto Testone, Umberto Orsini, Nicola Adobati

Realização Andrei Konchalovsky

Class. etária M/12

Estreia em Portugal 17 Jun. 2021

Distribuidor Legendmain

Ver trailer

 

Bons filmes!

Para informações sobre os cinemas onde cada filme está a ser exibido e horários das sessões, consulte o cartaz de cinema do filmSPOT.