Cartaz de cinema

Festival Internacional de Cinema de Santarém dedica edição 2024 às lutas dos povos indígenas

Publicado em 28 Abr. 2024 às 15:03, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

Festival Internacional de Cinema de Santarém dedica edição 2024 às lutas dos povos indígenas

O FICS - Festival Internacional de Cinema de Santarém deu a conhecer o programa da 17.ª edição que vai decorrer de 15 a 19 de maio, no Teatro Sá da Bandeira, com extensões à Casa do Brasil e a outros locais em Santarém.

Concentrado em filmes que exploram a relação entre o cinema e o território, com foco nas temáticas agrícolas, rurais e ambientais, o FICS terá a Sessão de Abertura a cargo de "A Flor do Buriti", de Renée Nader Messora e João Salaviza.

Na Sessão de Encerramento será apresentada a estreia nacional do filme imersivo "When Fish Begin To Crawl", de Morag McKinnon e Jim Sutherland.

Em foco nesta edição vão estar as lutas de resistência dos povos indígenas com uma seleção de filmes que propõem um registo etnográfico sobre comunidades ameaçadas pela globalização e pelas alterações climáticas.

Viagens através de comunidades remotas da Amazónia, Filipinas, Indonésia e Nepal, dão a conhecer os Krahô de A FLOR DO BURITI, os Uitoto em YAROKAMENA, os Huni Kuin em ESKAWATA KAIYAWAI (estreia nacional), os Agusan Manobo em REFLECTION IN THE MARSH (estreia nacional), os Mentawai em MENTAWAI - SOULS OF THE FOREST, e comunidades nepalesas no filme AVASHESH (estreia nacional). Em comum, têm as lutas pela manutenção dos territórios, a preservação das suas tradições ancestrais, práticas agrícolas, vivências comunitárias e o amor pela natureza.

Na competição internacional destacam-se as estreias nacionais dos filmes LUNATIC, LA DANSE DE LA GRUE, THAT IS THE SILENCE, AVASHESH e REJEITO; a estreia internacional dos filmes BECAUSE WE CAN e UGRA TALES, e a estreia mundial de THE URGE TO ESCAPE SLOWLY e UN BLEU TRÈS SOMBRE.

A competição nacional integra a estreia nacional de INTERSEÇÃO ANIMAL, e das obras em competição simultânea pelo prémio de melhor filme regional: EM ANO DE SAFRA, INTERCEÇÃO ANIMAL, PRIMEIRA OBRA, ÁGUA MORNA e DEATH OF A MOUNTAIN.

No ângulo não competitivo, a secção Panorama propõe uma seleção de obras contemporâneas em torno de três temas: reflorestação, com RETURN OF THE MANGROVES, SILVESTRES (estreia mundial) e SANDFLIGHT (estreia nacional); recursos hídricos, com THE ISLAND (estreia nacional), THIS IS A STORY ABOUT WATER e LA CUENCA (estreia nacional) e organização em comunidade com UNITE FOR BISSAU e OUR AGROECOLOGY, OUR FUTURE.

Em paralelo, o Projeto Educativo do FICS, designado "Sementes e Rebentos", previsto para as manhãs do festival, sugere atividades para crianças e jovens, dos 4 aos 18 anos, respetivas famílias e profissionais do serviço educativo, com uma programação em parceria com a MONSTRA - Festival de Animação de Lisboa.