Cartaz de cinema

"Légua" de Filipa Reis e João Miller Guerra com estreia mundial na Quinzena dos Cineastas do Festival de Cannes

Publicado em 18 Abr. 2023 às 11:39, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Português)

"Légua" de Filipa Reis e João Miller Guerra com estreia mundial na Quinzena dos Cineastas do Festival de Cannes

"Légua", a mais recente longa-metragem realizada por Filipa Reis e João Miller Guerra, vai ter estreia mundial durante a 55.ª Quinzaine des Cinéastes do Festival de Cannes, que decorrerá de 17 a 26 de Maio.

O filme conta com Carla Maciel, Fátima Soares e Vitória Nogueira da Silva nos papéis principais.

Produzida pela Uma Pedra no Sapato, a coprodução com França e Itália, é o segundo filme de ficção realizado por esta dupla depois de "Djon África", seleccionado em 2018 para o festival de Roterdão.

A acção de "Légua" decorre numa antiga casa senhorial no norte de Portugal onde Ana ajuda a amiga Emília, a velha governanta determinada em cuidar do casarão desocupado pelos donos que nunca lá vão. Mónica, filha de Ana, desafia as escolhas da mãe e as três gerações de mulheres procuram compreender o seu lugar num mundo que se desvanece.

Ainda na Quinzena dos Cineastas será exibido, numa sessão especial, o filme "Vale Abraão", de Manoel de Oliveira. Este ano cumprem-se 30 sobre a estreia mundial desta obra, baseada no romance homónimo de Agustina Bessa-Luís, na secção paralela do festival francês.