Cartaz de cinema

"A Flor do Buriti" já tem data de estreia em Portugal

Publicado em 11 Mai. 2023 às 14:45, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Estreias, Cinema Português)

"A Flor do Buriti" já tem data de estreia em Portugal

O novo filme de João Salaviza e Renée Nader Messora estreia-se mundialmente no Festival de Cannes e terá lançamento nos cinemas portugueses a 14 de março de 2024.

"A Flor do Buriti", o novo filme de João Salaviza e Renée Nader Messora que será exibido mundialmente, pela primeira vez, na secção Un Certain Regard do Festival de Cannes, terá a sua estreia nas salas portuguesas a 14 de março de 2024, anunciou hoje a distribuidora Desforra Apache.

Continuando com os Krahô, depois de "Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos", de 2018, o filme traz um dos temas mais urgentes da atualidade: a luta dos Krahô pela terra e as formas de resistência implementadas pela comunidade da aldeia Pedra Branca, no estado brasileiro de Tocantins.

Atravessando várias eras, o filme começa em 1940, quando, na escuridão da floresta, duas crianças do povo indígena Krahô avistam um boi perigosamente perto da sua aldeia. Era o prenúncio de um violento massacre, perpetuado pelos fazendeiros da região. Em 1969, durante a ditadura militar, o Estado Brasileiro incita muitos dos sobreviventes a integrarem uma unidade militar. Hoje, diante de velhas e novas ameaças, os Krahô seguem caminhando sobre a sua terra, reinventando diariamente as infinitas formas de resistência.

Filmado durante quinze meses, em película 16mm, dentro da Terra Indígena Kraholândia, repetiu o modelo de produção de "Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos", uma equipa muito reduzida e composta por indígenas e não indígenas. A narrativa foi tecida a partir de relatos históricos baseados em conversas e na realidade atual da comunidade.

A primeira exibição pública de "A Flor do Buriti" será no Festival de Cannes, entre 16 e 27 de maio. Em 2018, a dupla João Salaviza e Renée Nader Messora, recebeu o Prémio Especial do Júri com "Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos", até hoje o único filme português premiado na secção Un Certain Regard, dedicado às formas mais arrojadas e independentes de fazer cinema.