Cartaz de cinema

Pixar encerra o Festival de Cannes com "Elemental"

Publicado em 20 Abr. 2023 às 15:52, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema, Cinema Norte-Americano)

Pixar encerra o Festival de Cannes com "Elemental"

O novo filme de animação do estúdio passa-se numa cidade onde convivem habitantes dos quatro elementos, fogo, água, terra e ar.

A Pixar está de regresso a Cannes com a antestreia mundial da nova longa-metragem "Elemental", a 27 de maio, na sessão de encerramento do Festival. Torna-se o quarto filme do estúdio selecionado para o evento, juntando-se a "Up - Altamente", "Divertida-mente (Inside Out)" e "Soul - Uma Aventura com Alma".

Pete Docter, diretor do departamento de criação da Pixar, destaca a importância deste regresso: "Saímos dos nossos abrigos pandémicos e reunimo-nos em salas de histórias, diários de animação e sessões de brainstorming improvisadas, por isso é uma alegria e uma honra ter a Pixar de volta à Croisette", disse Docter que caracteriza o filme como engraçado e cheio de emoção. "Foi criado para ser visto nas salas de cinema e adoro que a antestreia mundial seja em Cannes", acrescentou.

"Durante muitos anos, o Festival de Cinema de Cannes recebeu filmes de animação de todo o mundo", disse Thierry Frémaux, delegado geral do festival. "A Pixar (...) fez história ao abrir a 62.ª edição do Festival em 2009. Foi um evento maravilhoso! Esta é mais uma grande oportunidade de apresentar o incrível 'Elemental' no encerramento deste 76.º Festival de Cinema de Cannes e pensarmos sobre as nossas vidas de uma forma tão poderosa".

"Elemental" passa-se na cidade Elemento, onde os residentes de fogo, água, terra e ar vivem em conjunto. A história apresenta Chispa, uma jovem perspicaz e impetuosa e Nilo, um rapaz divertido, sentimental e descontraído. De elementos opostos, descobrem o quanto têm em comum e desafiam as crenças do mundo onde vivem.

A estreia nos cinemas portugueses está marcada para 13 de julho. Com "Elemental" será exibida a nova curta da Pixar, "O Encontro do Carl".