Publicado em 13 Abr. 2023 às 19:21, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)
Recorde de mulheres realizadoras, muita presença de Hollywood, fortes contingentes italianos e africanos, consagrados e novos nomes, tudo cabe na escolha de Thierry Frémaux para a edição deste ano do maior dos festivais de cinema.
São 21 os filmes a concurso pela Palma de Ouro, o prémio mais importante do Festival de Cannes, dados a conhecer esta manhã por Thierry Frémaux, delegado-geral e principal responsável pelas decisões.
Foram igualmente reveladas as listas que compõem as restantes partes da Seleção Oficial, nomeadamente a secção Un Certain Regard, dedicada a novos cineastas e experiências de cariz esteticamente mais arrojado; os filmes exibidos fora da competição, sessões especiais (normalmente dedicadas aos documentários), Cannes Première e sessões da meia-noite.
Club Zero (Jessica Hausner)
Mia Wasikowska interpreta a professora de uma escola privada que forma uma ligação forte com cinco alunos. Da realizadora de "A Flor da Felicidade" que, em 2019, deu o prémio de melhor atriz a Emily Beecham.
The Zone of Interest (Jonathan Glazer, Inglaterra)
Um oficial nazi apaixona-se pela mulher do comandante do campo de extermínio de Auschwitz. Baseado no livro de Martin Amis. Do realizador de "Debaixo da Pele". Primeira presença em Cannes.
Kuolleet lehdet / Fallen Leaves (Aki Kaurismäki, Finlândia)
Será o retomar da trilogia da classe trabalhadora que inclui "Sombras no Paraíso" (1986), "Ariel" (1988) e "A Rapariga da Fábrica de Fósforos" (1990). Grande Prémio na edição 2002 com "O Homem Sem Passado", Kaurismäki está na competição pela Palma de Ouro pela quinta vez.
Les filles d'Olfa (Kaouther Ben Hania, Tunísia)
A história de Olfa, uma mulher tunisina, mãe de quatro filhas que viu as duas mais velhas desaparecer. Depois de "La Belle et la Meute" ter estado na secção Un Certain Regard em 2017, a cineasta viu "O Homem Que Vendeu a Sua Pele" seleccionado para Veneza em 2020 onde recebeu o prémio para melhor ator e nomeado para o Óscar de Melhor Filme Internacional em 2021.
Asteroid City (Wes Anderson, EUA)
Terceiro filme em competição para Anderson após "Crónicas de França" e "Moonrise Kingdom". Desta feita, a história anda em redor do aparecimento de discos voadores numa cidade americana fictícia onde pais e estudantes se reúniram para uma série de competições académicas.
Anatomie d'une Chute (Justine Triet, França)
Sandra Hüller, vencedora do prémio de melhor atriz em 2016 com "Toni Erdmann" é a protagonista da história de uma mulher acusada de assassinar o marido. Quarta longa da realizadora que esteve em Cannes com "Sibyl", em 2019.
Monster (Hirokazu Kore-eda, Japão)
Um incidente trivial numa escola é examinando de três perspectivas. O objetivo é descobrir quem é realmente "o monstro". A já longa relação de Cannes com o cineasta japonês rendeu-lhe o Prémio do Júri em 2013 por "Tal Pai Tal Filho" e a Palma de Ouro em 2018 com" Shoplifters: Uma Família de Pequenos Ladrões". "Broker - Intermediários", esteve em competição no ano passado e recebeu o prémio de melhor ator.
Il sol dell'avvenire (Nanni Moretti, Itália)
A história de um circo entre os anos 50 e 70 é o tema da mais recente obra de Moretti. Prémio de realização em 1994 com "Querido Diário", Palma de Ouro em 2001 com "O Quarto do Filho".
La chimera (Alice Rohrwacher, Itália)
Terceira presença em Cannes. Alice Rohrwacher nunca saiu da competição sem um prémio. Em 2014, "O País das Maravilhas" recebeu o Grande Prémio. Em 2018, "Feliz Como Lázaro" ganhou o prémio de melhor argumento. Agora, em "La Chimera", apresenta Josh O'Connor como um jovem arqueólogo misturado com um grupo de ladrões de sepulturas na Itália dos anos 80.
About Dry Grasses (Nuri Bilge Ceylan, Turquia)
Quatro prémios em Cannes. Palma de Ouro em 2014 com "Sono de Inverno", Grandes Prémios em 2003 e 2011, com "Uzak - Longínquo" e "Era Uma Vez na Anatólia", melhor realização em 2008 com "Três Macacos". Nuri Bilge Ceylan regressa à Croisette - e também à Anatólia - com a história de um professor confrontado com acusações de assédio.
L'été dernier (Catherine Breillat, França)
Dez anos após "Abuso de Fraqueza", a realizadora dos temas difíceis conta a perigosa relação entre uma brilhante advogada e o seu enteado.
La passion de Dodin Bouffant (Tran Anh Hung, França)
Primeira entrada na competição principal do francês de origem vietnamita que nos anos 90 realizou "O Odor da Papaia Verde". Juliette Binoche é uma das protagonistas nesta adaptação de um romance de 1924 sobre a relação de um gourmet com a sua cozinheira.
Rapito (Marco Bellocchio, Itália)
A história da criança judia retirada à família em 1858 para ser criada como católica sob a custódia do Papa Pio IX, desencadeando um caso internacional. Após longa ausência, o italiano de 83 anos regressa à seleção oficial de Cannes.
May December (Todd Haynes, EUA)
Vinte anos após um romance que fez primeiras páginas na imprensa tabloide, um casal com grande diferença de idades volta a sentir-se sob pressão com a chegada de uma actriz que pretende pesquisar para um filme. Quarta presença em Cannes, terceira na corrida pela Palma de Ouro após "Carol", "Wonderstruck: O Museu das Maravilhas" e "Velvet Goldmine".
Firebrand (Karim Aïnouz, Brasil)
Após ganhar a secção Un Certain Regard em 2019 com "A Vida Invisível de Eurídice Gusmão", o cineasta brasileiro lança-se numa produção em língua inglesa com Jude Law e Alicia Vikander sobre o casamento entre Henrique VIII e a sua sexta e última esposa, Catherine Parr.
The Old Oak (Ken Loach, Inglaterra)
Um dos raros donos de duas Palmas de Ouro, Loach, 86 anos, narra o choque entre uma comunidade do norte de Inglaterra e um grupo de refugiados sírios.
Banel et Adama (Ramata-Toulaye Sy)
Rara proeza, a da senegalesa Ramata-Toulaye Sy que entra para a competição principal com a sua primeira obra sobre um amor proibido numa aldeia remota do seu país.
Perfect Days (Wim Wenders)
O autor de "Nas Asas do Desejo", "Paris, Texas" e "Buena Vista Social Club" apresenta um filme inspirado num concurso de renovação de sanitários públicos na capital japonesa.
Jeunesse (Wang Bing)
O documentarista chinês retrata a vida dos jovens da província de Yunnan que vão trabalhar para as fábricas de Xangai. Primeira entrada na competição principal de Cannes após duas presenças em sessões especiais.
Le Retour (Catherine Corsini)
Khédidja trabalha para uma família parisiense abastada que lhe oferece a oportunidade de tomar conta dos seus filhos durante um verão na Córsega. Esta é uma oportunidade para regressar com as filhas, Jessica e Farah, à ilha que deixaram quinze anos antes em circunstâncias trágicas.
Black Flies (Tye Sheridan)
Um jovem motorista de ambulância junta-se a um experiente paramédico. Confrontado a violência extrema, descobre os riscos de uma profissão que diariamente abala as suas certezas sobre a vida e a morte.