Cartaz de cinema

Wim Wenders preside ao júri do Festival de Tóquio na homenagem aos 120 anos de Yasujiro Ozu

Publicado em 13 Jun. 2023 às 08:57, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema, Cinema Asiático)

Wim Wenders preside ao júri do Festival de Tóquio na homenagem aos 120 anos de Yasujiro Ozu

O cineasta alemão, um dedicado fã do mestre do cinema japonês, assinou em 1985 um documentário de homenagem a Ozu.

O Festival Internacional de Cinema de Tóquio (TIFF) anunciou o cineasta, escritor e fotógrafo alemão Wim Wenders como presidente do júri da Competição Internacional da sua 36.ª edição.

A escolha de Wenders acontece num ano em que o TIFF dará destaque a um dos mais célebres cineastas japoneses, Yasujiro Ozu, por ocasião do 120.º aniversário do seu nascimento.

Wenders é conhecido pelo fascínio que dedica ao trabalho de Ozu desde que viu "Tokyo Story". Em 1985, criou o elogiado documentário "Tokyo-ga", uma homenagem ao grande mestre.

Com uma longa carreira que se estende por 55 anos, desde os tempos do Novo Cinema Alemão na década de 70 do século XX, Wenders é um dos nomes maiores da sétima arte no seu país.

Premiado com o Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1982 por "O Estado das Coisas", foi Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1984 por "Paris, Texas", e recebeu o Prémio de Melhor Realização por "Asas do Desejo", novamente em Cannes, na edição de 1987.

Ainda foi nomeado três vezes para o Óscar de Melhor Documentário, por "Buena Vista Social Club" (1999), "Pina" (2011) e "O Sal da Terra" (2014).

O seu último filme, "Perfect Days", passou pela secção competitiva na edição deste ano Festival de Cannes. O protagonista, o japonês Yakusho Koji, recebeu o prémio de melhor actor. Em Cannes, realizou-se igualmente uma projecção especial do documentário 3D de Wenders, "Anselm", um retrato do artista alemão Anselm Kiefer.