Cartaz de cinema

"O Síndrome do Vinagre" por Samuel Andrade
O Arquivo da Semana: em memória de Sean Connery

Publicado em 31 Out. 2020 às 13:51, por Samuel Andrade, em Opinião, Notícias de cinema (Temas: Síndrome do Vinagre)

O Arquivo da Semana: em memória de Sean Connery

A vida e carreira do ator que encarnou James Bond, o pai de Indiana Jones e o corajoso Jimmy Malone de "Os Intocáveis" através das imagens em movimento.

Nascido em Edimburgo no seio de uma família de humildes recursos, o percurso no grande ecrã, a notoriedade e o "sex appeal" de Sir Sean Connery dispensam, há muitos anos, grandes apresentações.

Desde o momento em que deu vida ao agente James Bond pela primeira vez ("Agente Secreto 007", de 1962), o ator escocês formou uma carreira de interpretações memoráveis e em estrita associação com a história do cinema na segunda metade do Século XX: "Marnie" (1964), "O Homem Que Queria Ser Rei" (1975), "O Nome da Rosa" (1986), "Indiana Jones e a Grande Cruzada" (1989) ou "Caça ao Outubro Vermelho" (1990) são alguns títulos que atestam a sua versatilidade e impressão junto do público.

No momento em que se noticia a sua morte, o Arquivo da Semana recorda cinco momentos pouco "mediáticos" da longa e próspera carreira e vida de Sean Connery.

Em 1967, para o programa "Good Company", e ao lado da esposa Diane Cilento, Sean Connery convidou o apresentador F. Lee Bailey e o público a visitarem a sua residência particular.

(fontes: Talent Associates / Historic Films Stock Footage Archive)

 

Sean Connery, em 1971, nos bastidores de "007 – Os Diamantes São Eternos", durante a rodagem de uma sequência com um curioso trabalho de efeitos especiais.

(fontes: Eon Productions / United Artists)

 

Doze anos após ter encarnado James Bond pela última vez, Sean Connery aceitou interpretar novamente o agente 007 em 1983 com "Nunca Mais Digas Nunca", filme com uma jovem Kim Basinger como "Bond girl" e receção morna por parte dos espectadores e da crítica. Naquele mesmo ano, Connery foi convidado do Tonight Show de Johnny Carson, no qual se debateram os motivos para o seu regresso ao papel de James Bond.

(fonte: National Broadcasting Company – NBC)

 

Em 1983, Sean Connery "protagonizou" esta visita guiada à sua cidade natal, Edimburgo, para uma curta-metragem de promoção turística intitulada "Sean Connery's Edinburgh". O documentário, com cerca de meia hora, pode ser visualizado na página do British Film Institute (BFI).

(fontes: British Caledonian Airways / City of Edinburgh District Council / Scottish & Newcastle Breweries / BFI)

 

Pelo seu papel de Jimmy Malone, um veterano polícia de origem irlandesa, no filme "Os Intocáveis", Sean Connery foi galardoado, em 1988, com o Oscar para Melhor Ator Secundário. O momento do anúncio do vencedor, por Cher e Nicolas Cage, está "preservado" no arquivo da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

(fonte: Academia de Artes e Ciências Cinematográficas – AMPAS)