Cartaz de cinema

Dichen Lachman na Comic Con Portugal 2018: "a Televisão não está dependente de ratings como o Cinema"

Publicado em 7 Set. 2018 às 22:53, por Samuel Andrade, em Notícias de cinema

Dichen Lachman na Comic Con Portugal 2018: "a Televisão não está dependente de ratings como o Cinema"

A atriz de "Agents of S.H.I.E.L.D." e "Altered Carbon" protagonizou uma animada conversa com os fãs.

Um dos destaques do segundo dia da Comic Con Portugal 2018 foi, sem dúvida, a presença da australiana Dichen Lachman no Passeio Marítimo de Algés. Conhecida pelos seus papéis nas séries "Agents of S.H.I.E.L.D.", "The 100" e "Altered Carbon", a atriz recompensou a curiosidade de todos os presentes no Auditório Olimpo, numa extensa e entusiasmada sessão de perguntas e respostas onde se falou de televisão, cinema, carreira profissional e, até, de Portugal.

O principal tema de conversa residiu na participação da atriz na série de ficção científica "Altered Carbon". Situada num cenário futurista e opressivo, Dichen Lachman admitiu não desejar conhecer uma realidade idêntica à da série, mas não escondeu o orgulho em ter sido escolhida para dar corpo à misteriosa Reileen Kawahara. Um papel fisicamente exigente, para o qual a atriz teve aulas de esgrima e jiu-jítsu, e uma descendente direta das personagens femininas fortes que têm surgido na ficção científica, tais como a de Sigourney Weaver na saga Alien.

Um dos momentos altos da sessão prendeu-se com a forma como a Netflix, segundo Dichen Lachman, consegue produzir conteúdos mais intensos do que o Cinema. Nas suas palavras, "a Netflix tem a capacidade de impulsionar os limites da ficção" e "não está dependente de ratings como o Cinema". Para a atriz, a televisão, hoje em dia, "exibe coisas que não aparecem nos filmes, há mais liberdade para experimentar e, por vezes, consegue ser vanguardista". Na plateia, ninguém discordou.

Entre séries e filmes, foi possível ficar a par da admiração de Dichen Lachman por Portugal ("adoro o som dos vossos nomes, por favor arranjem-me um livro de nomes portugueses!"), e ainda teve direito a conhecer a lenda de Pedro e Inês, que lhe foi narrada pelo moderador durante a sessão de perguntas e respostas.

E em jeito de curiosidade final, também descobrimos que a atriz pertence ao extenso grupo de nomes que compôs, ao longo de várias décadas, o elenco da série australiana "Neighbours". Afinal, Dichen Lachman já anda nisto há mais tempo do que imaginávamos!

Fotos: © Francisco Morais, todos os direitos reservados.