Cartaz de cinema

Cinemas na China reabrem amanhã

Publicado em 19 Jul. 2020 às 12:11, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Indústria cinematográfica, Cinema Asiático, Box office)

Cinemas na China reabrem amanhã

O segundo maior mercado mundial volta a tentar reabrir as salas fechadas há seis meses, desde o início da pandemia.

As salas de cinema em zonas da China com baixo risco de infeção por SARS-Cov-2 reabrem segunda-feira, 20 de julho, anunciaram as autoridades centrais de Pequim citadas no South China Morning Post. Os ecrãs situados em áreas de risco médio a elevado, que inclui a capital, continuarão fechados.

As primeiras estreias norte-americanas na China em seis meses serão "Bloodshot" e "As Aventuras do Dr. Dolittle", a 24 de julho, e "1917" uma semana depois.

Entre as regras procedentes da China Film Administration, estão a reserva online de bilhetes, controlo do fluxo de clientes, intervalos entre sessões para evitar cruzamento de pessoas, limpezas e desinfeções regulares e a elaboração de planos de contingência. Será obrigatório o uso de máscara e a medição da temperatura dos espectadores à entrada, não será permitido comer nem beber e cada sala só poderá ter até 30% da lotação.

Uma tentativa inicial de retomar a exibição cinematográfica em março foi anulada pelo governo que temeu novos casos de COVID-19 na altura em que a epidemia estava a ser controlada. Em Junho, uma série de surtos obrigou a novo retrocesso.

A China é o segundo mercado mundial de consumo de cinema, a seguir aos Estados Unidos. Em 2019 foram vendidos 1,7 mil milhões de bilhetes nas salas chinesas.