Cartaz de cinema

China: salas de cinema começam a abrir

Publicado em 23 Mar. 2020 às 13:00, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: COVID-19, Cinema Asiático)

China: salas de cinema começam a abrir

As autoridades permitiram a abertura de menos de 5% do parque de salas no país.

A China começa reabrir as suas salas de cinema à medida que a epidemia do novo coronavírus dá sinais fortes de abrandamento. Desde 16 de março, voltaram a funcionar 507 salas, menos de 5% do total, e apenas em algumas províncias, refere a imprensa chinesa.

Sem novos filmes para colocar em cartaz, os exibidores locais estão a recorrer a títulos que estiveram anteriormente em exibição e, de preferência, produções chinesas que lhes permitem ficar, a título excecional, com 100% da receita arrecadada.

No entanto, o medo continua a imperar entre a população. Alguns cinemas relatam que tiveram sessões sem espectadores, apesar de referirem que a situação melhora à medida que os dias vão passando.

O encerramento das salas de cinema no território continental chinês teve lugar em janeiro. Os primeiros casos de COVID-19 foram dados a conhecer em dezembro de 2019 e o rápido agravamento da situação obrigou a colocar cidades inteiras de quarentena. Foram registados mais de 81 mil casos de infeção com o novo coronavírus na China que resultaram em 3.270 mortes.

Neste momento, a potência asiática parece ter dominado a doença e deixou de registar novas infeções com origem local, tendo assinalado somente casos importados.