Cartaz de cinema

Surto na China obriga a cancelar reabertura de cinemas

Publicado em 14 Jun. 2020 às 13:47, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Indústria cinematográfica, Box office)

Surto na China obriga a cancelar reabertura de cinemas

Um surto que chegou a 43 novos casos de COVID-19 na capital levou as autoridades a recuar em várias frentes.

O aparecimento de novos casos de COVID-19 na cidade de Pequim levou o governo chinês a cancelar, mais uma vez, a reabertura de várias áreas de negócio, incluindo as salas de cinema.

Os três primeiros novos casos foram descobertos a 11 e 12 de junho, em duas zonas distintas, refere o site SupChina. Num dos locais, o doente não saira da cidade. No outro, de dois colegas de trabalho, um tinha visitado outra cidade no leste do país durante cinco dias.

Perante o medo de uma segunda vaga da doença, as autoridades voltaram a isolar comunidades e estão a rastrear todos os contatos dos doentes.

Foram também revertidos alguns planos de alívio nas medidas de segurança, incluindo a reabertura das escolas para os primeiros anos de escolaridade e de instalações de entretenimento onde se incluem as salas de cinema.

Entretanto foram confirmados casos em 27 pessoas que trabalhavam num mercado alimentar de Xinfadi e noutras nove que estiveram no local, de acordo com autoridades locais citadas no South China Morning Post.

A infeção chegou mesmo a outras províncias com o governo de Liaoning a anunciar dois novos casos este domingo.

Um total de 57 novos casos foi confirmado em todo o país até à meia-noite de sábado. Desses, 38 são infeções locais (36 em Pequim) e 19 de pessoas vindas do estrangeiro.

Pequim esteve 55 dias sem registos de novas infeções.

A China é o segundo maior mercado mundial de cinema, logo a seguir ao norte-americano, e tornou-se, em anos recentes, parte fundamental do modelo de negócio dos grandes estúdios de Hollywood que conta com as receitas asiáticas para recuperar o investimento em grandes produções.