Cartaz de cinema

Academia norte-americana reage à agressão de Will Smith a Chris Rock

Publicado em 28 Mar. 2022 às 13:24, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Oscars, Cinema Norte-Americano, Celebridades, Bastidores)

Academia norte-americana reage à agressão de Will Smith a Chris Rock

A polícia de Los Angeles afirma que Chris Rock não apresentou queixa.

Uma breve declaração em tons vagos é a única reposta dos organizadores dos Óscares, até ao momento, ao estalo dado por Will Smith a Chris Rock durante a transmissão televisiva de ontem.

A Academia não tolera a violência sob qualquer forma. Esta noite, temos o prazer de celebrar os nossos vencedores da 94.ª edição dos Óscares, que merecem este momento de reconhecimento dos seus pares e de amantes do cinema em todo o mundo.

Sabe-se também, através da imprensa dos EUA, que a polícia não recebeu queixas em relação ao sucedido. Em comunicado, a polícia de Los Angeles afirma que:

As entidades de investigação da LAPD têm conhecimento de um incidente entre dois indivíduos durante o programa de entrega dos prémios da Academia. O incidente envolveu um indivíduo a esbofetear o outro. O indivíduo envolvido recusou a apresentar um relatório policial. Se a parte envolvida desejar um relatório policial numa data posterior, a polícia de LAPD estará disponível para completar um relatório de investigação.

Crónica de uma piada mal recebida

Oscars 2022

Com mais de metade da cerimónia decorrida, Chris Rock surge em palco para apresentar o Oscar de melhor documentário. Entre as piadas de ocasião, comenta como Jada Pinkett Smith se estaria a preparar para a sequela de "G.I. Jane" em alusão ao seu cabelo rapado (o mesmo look que Demi Moore apresentou no filme de 1997).

A mulher de Will Smith sofre de problemas de queda de cabelo, algo que tornou público através das redes sociais.

De forma surpreendente, Smith abandona o seu lugar nas mesas perto do palco, dirige-se a Chris Rock e esbofeteia o incrédulo humorista. Novamente sentado, repete duas vezes a frase "Mantém o nome da minha mulher fora da tua boca!", acompanhada de palavrões.

Pouco depois, regressa ao palco para receber o Oscar de melhor ator pelo papel de pai das tenistas Venus e Serena Williams em "King Richard - Para Lá do Jogo". Num discurso transtornado, de lágrimas nos olhos, Will Smith pede desculpa à academia e aos outros nomeados e diz:

Este é um momento bonito e não estou a chorar por ganhar um prémio. Para mim, não tem a ver com ganhar um prémio. Trata-se de conseguir iluminar todas as pessoas.