Cartaz de cinema

Vai começar a Festa do Cinema Francês 2020

Publicado em 7 Out. 2020 às 10:30, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema, Cinema Europeu, Ciclos de cinema)

Vai começar a Festa do Cinema Francês 2020

Entre 8 de outubro e 4 de novembro, a festa do cinema francófono passa por cinco cidades e apresenta 54 filmes.

Arranca amanhã a 21.ª Festa do Cinema Francês, a ter lugar entre 8 de outubro e 4 de novembro em cinco cidades, Almada, Coimbra, Lisboa, Oeiras e Porto. O evento apresenta 54 filmes que propõem olhares sobre o presente e o passado do cinema francófono.

A abertura do festival terá a exibição de "Miss", de Ruben Alves, protagonizado pelo modelo e actor Alexandre Wetter. A fechar, "O Meu Primo Desajeitado", de Jan Kounen, que subirá ao palco do Cinema Trindade, no Porto, a 4 de novembro.

As sessões especiais para este ano, incluem "Cão", de Samuel Benchetrit, uma fábula negra acerca da solidão que desenha uma crítica ao estado do mundo contemporâneo e às transformações sociais, interpessoais e políticas que o afectam, "O Olhar de Charles", de Marc di Domenico, um registo dos momentos mais íntimos e reais da vida do cantor francês, e "Cuidar dos Vivos", de Katell Quillévéré, adaptação cinematográfica da obra homónima da francesa Maylis de Kerangal.

Este ano, a Festa do Cinema Francês fará circular alguns filmes pela plataforma Filmin, permitindo que mais pessoas possam acompanhar a programação.

No campo das actividades paralelas, destaque para o encontro com Nicole Fernández Ferrer, programadora, arquivista, investigadora e diretora do Centre Audiovisuel Simone de Beauvoir, que promoverá uma conversa em torno do trabalho de Delphine Seyrig, homenageada na edição deste ano. A conversa terá lugar às 17h30 na Cinemateca Portuguesa, a 9 de outubro, contando com a moderação de Maria João Madeira. Recorde-se que a Festa do Cinema Francês e a Cinemateca organizam este ano uma retrospectiva sobre a obra da actriz, realizadora e activista Delphine Seyrig que reúne um conjunto de obras da sua carreira.

Confirmada está também a presença de Sarah Teper, que apresentará um ciclo de oficinas partindo da sua experiência com diversos realizadores franceses, onde analisará as diferentes dimensões trabalho de casting.

Por Portugal passarão ainda, Yann Arthus-Bertrand, co-realizador de "Mulher", Martin Provost, realizador de "Manual da Boa Esposa" e Jean-Paul Salomé, realizador de "Agente Haxe".

A completar o quadro de actividades complementares, três conversas em torno de três filmes e dos universos que os mesmos alimentam.

A 13 de outubro, após a sessão de "Mulher", de Anastasia Mikova e Yann Arthus Bertrand, o Cinema São Jorge promove uma mesa redonda dedicada a pensar e debater o lugar da mulher na sociedade contemporânea. Uma conversa que contará com a presença de Yann Arthus-Bertrand, co-realizador do filme, fotógrafo e ambientalista, Sofia Marrecas Ferreira Marion, escritora, produtora e patrocinadora através da Fundação Claude & Sofia Marion, Dulce Maria Cardoso, escritora, autora de "Eliete - A Vida Normal" e Florence Mangin, da Embaixada de França em Portugal, nomeada, de 2017 a 2019, alta funcionária para a igualdade de direitos no Ministère de l'Europe et des Affaires Étrangères.

A 14 de outubro após a projeção do filme "Aznavour por Charles", também no Cinema São Jorge decorre uma conversa que, partindo do filme, analisa e reflecte sobre a obra de Aznavour, com a presença do fadista Ricardo Ribeiro e do musicólogo e professor Rui Vieira Nery.

A 15 de outubro, após a sessão de antestreia de "O Capital no Século XXI", juntam-se em torno dos temas levantados pelo filme e das dinâmicas de acumulação e a distribuição de riqueza, o professor José Tavares, e o jornalista Pedro Santos Guerreiro.

Destaque especial para as 14 antestreias que o festival promove e para as duas secções que pretendem dar novas oportunidades a filmes cujas datas de estreia ficaram comprometidas com a pandemia.

A edição 2020 da Festa do Cinema Francês passa por: Lisboa (8 a 21 de outubro), Almada (14 a 18 de outubro), Oeiras (15, 17 e 18 de outubro), Coimbra (21 a 24 de outubro) e Porto (26 outubro a 4 de novembro).