Cartaz de cinema

Toronto 2021: "Belfast" vence com voto do público

Publicado em 19 Set. 2021 às 10:08, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

Toronto 2021: "Belfast" vence com voto do público

O principal prémio do festival canadiano é votado pelos espectadores e distinguiu o filme autobiográfico de Kenneth Brannagh.

"Belfast", de Kenneth Brannagh, recebeu o principal prémio do Festival de Cinema de Toronto, conhecido no sábado após votação dos espectadores.

Inspirado pela infância do realizador, "Belfast" acompanha uma família da Irlanda do Norte em 1969, no momento em que o conflito entre católicos e protestantes aumenta de intensidade.

Jude Hill é o pequeno protagonista, Caitriona Balfe e Jamie Dornan interpretam os seus pais, um casal apanhado pelo turbilhão de violência, Judi Dench e Ciaran Hinds são os avós.

Trailer "Belfast"

Novamente em versão híbrida, online e com público, e contando com apenas um terço do número de filmes que normalmente estariam presentes, a 46.ª edição do festival visto pela imprensa norte-americana como bom indicador dos filmes que poderão integrar a corrida aos Óscares, distinguiu ainda a produção canadiana "Scarborough", realizado a meias por Shasha Nakhai e Rich Williamson, história de três crianças num bairro pobre de Toronto, o segundo mais votado pelo público; e "The Power of Dog", de Jane Campion, com Benedict Cumberbatch, terceiro mais votado.

Em edições passadas, os vencedores do Toronto International Film Festival incluíram "La La Land", "12 Anos Escravo", "Green Book" e "Nomadland". Desde 2008 (o ano de "Slumdog Millionaire") só um dos preferidos da audiência ("Where Do We Go Now?", de Nadine Labaki) não chegou às nomeações para Melhor Filme nos prémios da academia norte-americana.