Cartaz de cinema

Programação RTP: Porchat segue Saramago e Salvador Martinha é menino para ir

Publicado em 15 Set. 2022 às 12:51, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Primeiro olhar, Estreias)

Programação RTP: Porchat segue Saramago e Salvador Martinha é menino para ir

A RTP1 apresentou a nova temporada de programação que começa ainda este mês.

Entre regressos dos formatos de entretenimento como o "The Voice", ou o "Masterchef" a RTP1 faz regressar "Taskmaster", com Vasco Palmeirim e Nuno Markl. O quarteto de vítimas desafiadas para as provas também é o mesmo: Inês Aires Pereira, Jessica Athayde, Gilmário Vemba e Toy voltam a ser colocados perante tarefas inimagináveis onde a sua destreza física, criatividade e dignidade estarão em cheque.

O ator e humorista brasileiro Fábio Porchat, conhecido do coletivo "Porta dos Fundos", repete os passos de José Saramago na obra "Viagem a Portugal", publicada há 40 anos. Agora, é o olhar curioso e divertido de Porchat que segue o percurso do escritor. Seis episódios para conhecer o país com outro olhar. Estreia em novembro.

Conceito original de Salvador Martinha, "Sou Menino Para Ir" coloca o humorista a realizar desafios lançados pelos espetadores, das ideias mais ousadas às mais descabidas. Um programa que se faz com a participação dos próprios espectadores e de convidados especiais num cruzamento anunciado entre realidade e sátira.

Motel Valkirias

Na ficção por episódios, está prevista a estreia de outra coprodução entre Portugal e a Galiza. O thriller "Motel Valkirias" conta a história de vida de três mulheres com problemas económicos e pessoais, que se cruzam de uma maneira fortuita, tendo como cenário um motel transfronteiriço entre a Galiza e Portugal. Em oito episódios com realização de Jorge Queiroga e Álex Sampaio.

Já a 21 de setembro estreia "Cuba Libre" que adapta para televisão a vida de Annie Silva Pais, a filha do último diretor da PIDE, a polícia política de Salazar, apaixonada por Che Guevara e pela Cuba de Fidel Castro.

Realização e argumento de Henrique Oliveira. Com Beatriz Godinho, Margarida Marinho, Adriano Luz, Pierre Kiwitt, Victorio D'Alessandro, Lia Gama e Heitor Lourenço. Em seis episódios.

 

"Abandonados", recorda a ocupação japonesa de Timor-Leste durante a Segunda Guerra Mundial. Uma história esquecida que envolveu uma aliança inédita entre timorenses, australianos e portugueses, unidos contra um inimigo comum.

Realização e argumento de Francisco Manso, a partir da obra "Timor na Segunda Guerra Mundial – Diário do Tenente Pires" de António Monteiro Cardoso. Em sete episódios. Com Marco Delgado, António Pedro Cerdeira, Maya Booth, Soraia Tavares, Virgilio Castelo, Luis Esparteiro, Chico Diaz, José de Abreu, Vitor Norte e Joaquim Nicolau.

Contado por mulheres

Os Vivos, o Morto e o Peixe Frito

Chegam também à RTP1 nos próximos meses os primeiros telefilmes do projeto "Contado Por Mulheres", um conjunto de histórias realizadas exclusivamente por mulheres.

Ana Cunha apresenta "A Traição do Padre Martinho", com argumento de Cláudia Clemente a partir da obra de Bernardo Santareno. A história de um jovem padre que toma o partido da população na luta por melhores condições de vida e trabalho numa pequena aldeia portuguesa, no fim dos anos 60. Na sequência de queixas por parte do patronato, o bispo decide mudar o sacerdote para outra paróquia. Quando o povo toma conhecimento da sua partida forçada, revolta-se e une-se para o impedir de abandonar a aldeia.

O elenco inclui Diogo Martins, Maria Arrais, Luís Esparteiro, Gonçalo Botelho, Fernando Rodrigues, Eva Barros, Jacqueline Corado, Manuel Marques, Amélia Videira, Ricardo Carriço e Rui Mendes.

"Quando O Diabo Reza", realizado por Fabiana Tavares com argumento de Vasco Monteiro, a partir do livro homónimo de Mário de Carvalho, acompanha o plano de duas irmãs que têm como objetivo conquistar a avultada herança do pai que recusa ser presa fácil.

Com Luís Vicente, Cristóvão Campos, Tomás Alves, Teresa Tavares, Diana Costa e Silva, Carla Chambel, Lourenço Henriques, Katrin Kaasa e Ângela Marques.

Cristina Carvalhal dirige "Os Armários Vazios" a partir da adaptação do livro de Maria Judite de Carvalho por Marta Pais Lopes. Uma mulher vive para a memória do falecido marido numa casa que partilha com a filha em pleno Estado Novo. Quando a mulher descobre que o marido não era quem ela pensava, põe em causa todo o passado e aventura-se a procurar uma vida nova.

Protagonizado por Sandra Faleiro, Lúcia Moniz, Marco Delgado, Teresa Madruga, Fernanda Neves, Pedro Lacerda, Vasco Lello e Helena Caldeira.

Daniela Ruah conta uma história adaptada por José Pinto Carneiro, a partir do livro do escritor angolano Ondjaki, em redor do jogo do Mundial de Futebol em 2006, entre Portugal e Angola. Em "Os Vivos, o Morto e o Peixe Frito", um casal de namorados aproveita o jogo para anunciar à família dela que, apesar de não serem sequer noivos, vão ser pais. Tudo pode correr mal e, por isso, o rapaz leva consigo um padrinho com a barriga cheia de diamantes...

No elenco estão Igor Regalla, Soraia Tavares, Daniel Martinho, Mina Andala, Matamba Joaquim, Mauro Hermínio, Nora de Carvalho, Dinarte de Freitas, Cheila Lima e Rosa Villa.

Mais de décadas sem se verem, duas idosas, Maria João e Maria José, reencontram-se na vila onde cresceram e tentam reatar a sua amizade. Tudo isto é posto em causa quando a família de uma delas decide interná-la num lar para a terceira idade. "Vizinhas", realizado por Sofia Teixeira Gomes tem argumento de Ana Brito e Cunha, Valéria Carvalho e Mário Cunha, inspirado num dos contos do livro "Prantos, amores e outros desvarios" de Teolinda Gersão.

Com Natalina José, Margarida Carpinteiro, Madalena Aragão, Beatriz Frazão, Joana Seixas, Catarina Rebelo, Miguel Amorim, Lourenço Mimoso, Lucas Dutra, Sofia Espírito Santo e Inês Fouto.