Cartaz de cinema

Fábio Porchat viaja por Portugal a partir de 22 de outubro

Publicado em 11 Out. 2022 às 16:10, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

Fábio Porchat viaja por Portugal a partir de 22 de outubro

A série "Viagem a Portugal" é baseada no livro de José Saramago. Estreia na RTP1 e estará disponível também na RTP Play.

Em seis episódios, Fábio Porchat vai percorrer geograficamente a obra "Viagem a Portugal", de José Saramago e lançar o seu olhar bem humorado e original sobre as gente e lugares.

Um programa que se enquadra nas comemorações do centenário do nascimento do escritor e assinala também a reedição da obra publicada pela primeira vez há 40 anos, que surge agora com imagens inéditas recolhidas pelo próprio Saramago.

Entre outubro de 1979 e julho de 1980, José Saramago percorreu o país a convite do Círculo de Leitores. Segundo o autor, "o fim de uma viagem é apenas o começo de outra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na primavera o que se vira no verão, ver de dia o que se viu de noite... É preciso voltar aos passos que foram dados, para os repetir, e para traçar caminhos novos".

Agora, o ator e humorista brasileiro repete os passos do Nobel da literatura, um percurso que poderá ser acompanhado nas noites de sábado, às 21h00, a partir de 22 de outubro, na RTP1 e RTP Play.

Resumos dos dois primeiros episódios:

Episódio 1

Porchat calça as botas de Saramago e começa a viagem com os pés em Espanha e a cabeça em Portugal. E a seguir? Gaitas-de-Foles mirandesas, uma aldeia mágica, a D. Maria São Romão, bagaços vários, um cemitério, variadíssimas igrejas. Uma cabra em Porca de Murça... Em Amarante, um doce de cariz questionável e um almoço com um escritor de talento inquestionável.

Episódio 2

Graças a Saramago, Fábio Porchat cavalga uma vassoura no berço da nação, relaciona-se com Rio Mau, cultiva-se com um engenheiro agrónomo, lambuza-se em Viana do Castelo, põe à prova a aguardente em Monção, entra num debate em Braga, quase amotina Barcelos, expõe-se no Gerês e aprende a pronúncia do Norte com dois símbolos da Invicta.