Cartaz de cinema

Programação do Curtas de Vila do Conde 2022

Publicado em 21 Jun. 2022 às 14:39, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema, Cinema Português)

Programação do Curtas de Vila do Conde 2022

A organização anunciou hoje a programação completa da 30.ª edição do festival que decorre de 9 a 17 de julho.

Está fechada a programação para a 30.ª edição do Curtas Vila do Conde, a ter lugar entre os 9 e 17 de julho.

Em destaque na Competição Internacional, novos filmes de Radu Jude, Antonin Peretjatko, Hlynur Pálmason, Yann Gonzalez e Tsai Ming-liang.

Fora dos programas competitivos, as estreias nacionais da secção Da Curta à Longa: "Fogo Fátuo" de João Pedro Rodrigues, "O Joelho de Ahed", de Nadav Lapid, e "Saudade do Futuro", de Anna Azevedo Gomes. Os três realizadores estarão em Vila do Conde para apresentarem as sessões e conversarem com o público.

Em foco, na secção New Voices, estará a realizadora francesa Céline Devaux, num programa que integra, entre outros, "Toda a Gente Gosta de Jeanne", coprodução portuguesa rodada em Lisboa que estreou na última edição do festival de Cannes.

Uma das figuras principais do cinema romeno atual, Radu Jude estreia em Portugal a comédia "The Potemkinists", sobre a arte, a memória e a força da resistência.

Outro cineasta recorrente nas competições do festival vilacondense, Tsai Ming-Liang apresenta, em "The Night", um  retrato sobre o ritmo, a beleza e as mudanças em Hong Kong.

Yann Gonzalez, voz singular da sua geração, com uma obra marcada por um visual barroco e poético, traz "Hideous", onde uma entrevista à estrela pop Oliver Sim (membro dos The XX) se transforma numa viagem surreal de amor, vergonha e massacre.

O islandês Hlynur Pálmason filma, em "Nest", uma história onde três irmãos constroem uma casa na árvore durante um ano. Beleza e brutalidade misturam-se nas imagens das lutas e das alegrias dos irmãos.

Na quarta presença em Vila do Conde, Antonin Peretjatko regista, em "Yellow Saturday", dois anos do movimento dos Coletes Amarelos vistos pelos olhos de um homem com a mesma idade de Emmanuel Macron.

Os filmes portugueses

Ice Merchants

A Competição Nacional do Curtas de Vila do Conde fica marcada pela passagem de filmes estreados em Cannes e Berlim. Nota especial para as estreias nacionais de "Aos Dezasseis", de Carlos Lobo; "Ice Merchants", de João Gonzalez; "Garrano", de David Doutel e Vasco Sá e "Skola di Tarafe", de Sónia Vaz Borges e Filipa César.

Também em estreia nacional e primeira passagem em festivais estará "See You Later Space Island", de Alice dos Reis.

Em estreia mundial o Curtas passará "O Casaco Rosa", de Mónica Santos, "O Teu Peso em Ouro", de Sandro Aguilar, "Pê", de Margarida Vila-Nova, "Saturno", de Luís Costa e André Guiomar; "Uma Rapariga Imaterial", de André Godinho, "As Sacrificadas", de Aurélie Oliveira Pernet, "Heitor sem Nome", de Vasco Saltão; "Raticida", de João Niza Ribeiro e "Segunda Pessoa", de Rita Barbosa.

Fora das competições, o Curtas Vila do Conde passará "O Homem do Lixo", de Laura Gonçalves, "Azul", de Ágata Pinto, "Tornar-se Um Homem na Idade Média", de Pedro Neves Marques, "By Flávio", de Pedro Cabeleira e "Catraias", de Tânia Dinis.

A Competição Experimental apresentará 19 obras em estreia nacional, entre as quais "When There Is No More Music To Write, And Other Roman Stories", de Eric Baudelaire e "A Human Certainty", de Morgan Quaintance.

A 30.ª edição do Curtas, integra também um programa especial desenvolvido para jovens e público familiar (Curtinhas e My Generation), a competição Take One! dedicada a filmes de escola e uma selecção de curtas proposta pela European Film Academy.

Adicionado ao programa Stereo, a exibição de "Da Weasel: Agora e Para Sempre", documentário sobre a história e percurso da banda portuguesa.

Anunciados anteriormente, os focos nos realizadores espanhóis Carla Simón (que inclui a antestreia de "Alcarràs") e Chema García Ibarra, assim como o programa expositivo e cinematográfico proposto por Marie Losier e David Legrand (em parceria com a Temporada Portugal-França 2022) e os programas de Cinema Revisitado com enfoques na obra de António Campos, François Reichenbach (em parceria com a Fundação de Serralves) e Alain Resnais.

O programa completo para a 30.ª edição do Curtas de Vila do Conde poderá ser consultado no site do festival.