Cartaz de cinema

Curtas 2022: dia quatro com o cinema indiscreto de Reichenbach

Publicado em 13 Jul. 2022 às 15:24, por Pedro Sesinando, em Notícias de cinema (Temas: O Espírito da Colmeia, Festivais de cinema)

Curtas 2022: dia quatro com o cinema indiscreto de Reichenbach

Inserida na secção de Cinema Revisitado, a retrospetiva parcial da obra do François Reichenbach permite descobrir um dos grandes documentaristas do século XX.

O cinema de François Reichenbach caracteriza-se pela observação, uma estética invasiva, mas desprovida de interferência. Tal forma de entender o Cinema valeu-lhe o epíteto de cineasta indiscreto, numa descrição elegante e acertada para o voyeurismo que podemos identificar na sua obra documental. Reichenbach viveu e estudou nos Estados Unidos. Viajou e documentou o país do século passado em algumas das suas décadas de maior tumulto, do Sul segregado dos anos 50 às efervescências sociais resultantes da guerra no Vietname nos anos 60.

Ontem, em mais uma sessão do Curtas de Vila do Conde dedicada a Reichebanch, foram abordadas algumas dessas observações etnográficas que o cineasta francês registou. O Louisiana em "Le Grand Sud", ou o deserto em "L'Amérique Lunaire", em que o título é uma feliz comparação entre a superfície lunar e as acidentadas paisagens do oeste John-Fordiano.

A sessão ganhou outra profundidade com "Prison à L'Americaine", filmado numa noite em que Reichenbach acompanhou a polícia de Houston. Embora um "aliado" informal do corpo policial, Reichenbach aproveitou o privilégio para dar voz e cara à população prisional, expondo a arbitrariedade e os pequenos abusos de autoridade institucional. E deu a hipótese de conhecer um assaltante de bancos particularmente eloquente que ambicionava ainda escrever o grande romance americano.

A fechar, "La sixiéme face du Pentagone", um documentário construído com imagens recolhidas pelo próprio Reichenbach e por Chris Marker, num testemunho audiovisual único da Marcha sobre o Pentágono de 1967 em protesto contra a guerra do Vietname. Um filme paradigmático do estilo Reichenbach, imergindo no coração da manifestação e dando a observar a manifestação como uma entidade orgânica, da convergência dos vários movimentos cívicos até às pequenas decisões, por vezes improvisadas, que marcaram os eventos daquele dia que terminou em confrontos com as autoridades quando os manifestantes tentaram invadir o Pentágono.