Cartaz de cinema

Premiados do Porto/Post/Doc 2021

Publicado em 28 Nov. 2021 às 12:52, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

Premiados do Porto/Post/Doc 2021

Um documentário sobre as histórias dos migrantes que atravessam o deserto do Saara, do maliano Ousmane Samassekou, e a visão de Tiago Afonso sobre os perigos da gentrificação no Porto, receberam os principais prémios do festival que termina a 30 de novembro.

O festival Porto/Post/Doc distribuiu este sábado os prémios da edição 2021, um regresso ao formato com presença de público em que foram apresentados perto de 100 filmes em seis salas da cidade do Porto.

A 8.ª edição começou a 20 de novembro e termina na próxima terça-feira, 30 de novembro, no Coliseu do Porto com o espetáculo de encerramento onde será apresentado "As filhas do Fogo", de Pedro Costa com os Músicos do Tejo.

"The Last Shelter", de Ousmane Samassekou, recebeu o Grande Prémio da Competição Internacional. O documentário do cineasta maliano revela a Casa dos Migrantes, um refúgio seguro no extremo sul do deserto do Saara para aqueles que se dirigem à Europa, ou para quem regressa a casa e onde chegam histórias, sonhos e pesadelos enterrados na areia.

Na secção Cinema Falado, dedicada ao cinema em português e que apresentou um conjunto de curtas e longas-metragens recentes, o triunfo coube a "Distopia", de Tiago Afonso, resultado de treze anos de acompanhamento das mudanças da paisagem urbana do Porto centrado nas demolições de bairros e processos de realojamento que conduziram, na perspetiva do cineasta, a um "agressivo processo de gentrificação".

PALMARÉS PORTO/POST/DOC 2021

Competição Internacional

Grande Prémio

THE LAST SHELTER, Ousmane Samassekou

Menção Honrosa

BEATRIX, Lilith Kraxner, Milena Czernovsky

Competição Cinema Falado

DISTOPIA, Tiago Afonso

Prémio Cinema Novo

FRUTO DO VOSSO VENTRE, Fábio Silva

Competição Transmission

NUEVE SEVILLAS, Gonzalo García Pelayo, Pedro G. Romero

Menção Honrosa

KAREN DALTON: IN MY OWN TIME, Richard Peete, Robert Yapkowtiz

Prémio Arché

À PROCURA DA ESTRELA, Carlos Martínez-Peñalver Mas

Prémio Teenage

GABI, BETWEEN AGES 8 AND 13, Engeli Broberg