Cartaz de cinema

Milão-São Remo: primeiro monumento de 2019 este sábado em direto no Eurosport

Publicado em 21 Mar. 2019 às 12:28, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries

Milão-São Remo: primeiro monumento de 2019 este sábado em direto no Eurosport

A "Clássica da Primavera" vai para a estrada este sábado e será emitida em direto no Eurosport 2 a partir das 13h30.

A temporada das grandes clássicas ciclisticas começa sábado com a 110ª edição da Milão–Sanremo, uma das mais importantes provas do calendário mundial, que liga as duas cidades italianas ao longo 291 km, a maior distância de todas para uma clássica.

Com um percurso essencialmente plano onde só os "sprinters" mais resistentes vão estar em posição de discutir a vitória conduzirá os corredores do frio do Norte, em Milão, rumo a Sul, para a cidade situada na costa da Ligúria. A Milão – Sanremo é igualmente o primeiro dos "Cinco Monumentos" de ciclismo da temporada, nome atribuído às mais tradicionais provas de um dia juntamente com a Volta a Flandres, a Paris-Roubaix, a Liège-Bastogne-Liège e a Volta à Lombardia.

A primeira edição da Milão – Sanremo remonta a 1897 e o primeiro vencedor foi o francês Lucien Petit-Breton, triunfo que repetiu em 1908.

Os italianos dominam os registos históricos de triunfos com 51 vencedores. A nível individual é Eddie Merckx o recordista de vitórias. Em 11 participações, o belga triunfou por sete vezes, nas edições de 1966, 1967, 1969, 1971, 1972, 1975 e 1976 e contribuiu de forma decisiva para os 20 triunfos belgas nesta clássica. Tem mais uma vitória do que o italiano Costante Girardengo, que dominou a prova nos anos 1918, 1921, 1923, 1925, 1926 e 1928.

Em 2018, o triunfo coube ao italiano Vincenzo Nibali (Bahrain-Merida) quebrando um jejum de vitórias de ciclistas da casa que durava desde 2006. Este ano, Nibali estará de novo no pelotão para tentar repetir a vitória. Terá a concorrência de Romain Bardet, Peter Sagan, Greg Van Avermaet, Nacer Bouhanni, Julain Alaphilippe, Niki Terpstra, Caleb Ewan, Matteo Trentin, Alejandro Valverde, Roman Kreuziger, Steve Cummings, Dylan Groenewgen, Gianni Moscon, John Degenkolb, Michael Matthews ou Alexander Kristoff.

José Gonçalves da equipa Kathusha–Alpecin é o único português inscrito.

Se a Milão – Sanremo proporciona aos espetadores belas imagens da costa italiana, a nível desportivo os desafios de maior monta encontram-se na sequência dos Capo Mele, Capo Cerve e Capo Berta, subidas numa estrada junto ao mar e a mais dura subida do percurso, o famoso Passo del Turchino, que vai dar a um túnel através da montanha. Já na parte final, os ciclistas enfrentam as subidas da Cipressa (5,6 km com 4,1% inclinação) e a Poggio di Sanremo (3,7 km com 3,7% de inclinação). A partir daí, faltam apenas 5,5 km até à meta, situada na Via Roma, de Sanremo.

A Milão – Sanremo é transmitida este sábado, em direto, no Eurosport 2, a partir das 13h30 com comentários a cargo de Gonçalo Moreira, Paulo Martins e Olivier Bonamici.