Cartaz de cinema

Ken Loach prepara rodagem de "The Old Oak"

Publicado em 4 Mai. 2022 às 11:15, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Primeiro olhar, Cinema Europeu)

Ken Loach prepara rodagem de "The Old Oak"

Passado numa antiga aldeia de mineiros no nordeste da Inglaterra, o filme aborda o impacto da chegada de um grupo de refugiados sírios à comunidade em crise.

Em atividade desde finais da década de 60 e prestes a completar 86 anos, Ken Loach alinhava o sucessor de "Passámos Por Cá" (Sorry We Missed You), de 2019.

O cenário volta a ser o nordeste de Inglaterra, uma aldeia onde as pessoas se sentem abandonadas após o encerramento da mina de carvão. Muitos jovens partiram e o que em tempos foi uma comunidade próspera e orgulhosa luta para manter vivos os velhos valores. Há uma raiva crescente, ressentimento e falta de esperança. As casas são baratas e há muitas disponíveis. Isto torna-a o local ideal para alojar os refugiados sírios que têm sido recebidos pela Grã-Bretanha nos últimos anos.

Sempre preocupado com as questões sociais e em mostrar o lado mais sombrio da sociedade britânica, Loach parte de duas perguntas. Como serão recebidos os sírios? E qual será o futuro do The Old Oak, o último pub na aldeia?

Para este novo projecto, Ken Loach volta a convocar Dave Turner, com quem trabalhou em "Passámos Por Cá" (Sorry We Missed You), e lança uma nova cara desconhecida, Ebla Mari, um hábito antigo do cineasta que gosta de trabalhar com amadores, ou pessoas que encontra no dia a dia.

Habitual colaborador do cineasta, Paul Laverty ("A Parte dos Anjos", "O Salão de Jimmy", "Eu, Daniel Blake", entre outros), escreveu o guião.

O filme começará a ser vendido a distribuidores internacionais durante o próximo Festival de Cannes.