Cartaz de cinema

Filme de abertura de Cannes muda de título

Publicado em 25 Abr. 2022 às 11:42, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema, Cinema Europeu)

Filme de abertura de Cannes muda de título

Em causa a presença da letra Z no título inicial do filme de Michel Hazanavicius.

O filme "Z (Comme Z)", que abrirá a próxima edição do Festival de Cannes, em maio, mudou de título e passa a chamar-se "Coupez" (em português, "Corta").

A decisão foi tomada pelo realizador Michel Hazanavicius "tendo em conta a carga simbólica assumida pela letra Z desde o início da guerra na Ucrânia, e a pedido dos cineastas ucranianos".

A letra exibida em parte dos veículos militares russos que participaram na invasão da Ucrânia tornou-se, pouco depois, o símbolo de apoio à guerra e ao regime de Moscovo.

"O título pode ter sido engraçado quando terminámos o filme há alguns meses, mas já não tem graça e eu não aguento mais. O meu filme destina-se a trazer alegria e, de modo algum, gostaria que fosse associado a esta guerra" acrescenta Hazanavicius numa declaração publicada na imprensa francesa.

"Por conseguinte, estou muito feliz por mudá-lo e, desta forma, mostrar o meu total apoio ao povo ucraniano", conclui, agradecendo também aos produtores e equipas de marketing que tornaram a alteração possível.

Esta semana, um grupo de cineastas ucranianos manifestara forte desagrado pelo simbolismo ligado ao título "Z (Comme Z)".

"Coupez" acompanha a rodagem de um filme de zombies de baixo orçamento numa fábrica devoluta. Os técnicos estão exaustos, os actores desmotivados. Apenas o realizador parece possuir a energia necessária para dar vida a uma história mil vezes vista. Durante a preparação de uma cena particularmente difícil, a filmagem é perturbada por um ataque de verdadeiros mortos-vivos. Diante da câmara, tudo parece mais ou menos normal.

A 75.ª edição do Festival de Cannes decorre de 17 a 28 de maio.