Cartaz de cinema

Il Cinema Ritrovato: o festival do cinema restaurado vai ter edição em streaming

Publicado em 13 Ago. 2020 às 10:00, por Samuel Andrade, em Opinião, Notícias de cinema (Temas: Síndrome do Vinagre, Ciclos de cinema)

Il Cinema Ritrovato: o festival do cinema restaurado vai ter edição em streaming

O festival que propõe olhar para a história do cinema também escolheu um formato mais caseiro.

De 21 a 31 de agosto, a Cineteca di Bologna organiza a 34ª edição do festival Il Cinema Ritrovato, evento dedicado à história da Sétima Arte onde são exibidos trabalhos recentes de restauro cinematográfico, clássicos do grande ecrã e retrospetivas temáticas.

Em 2020, devido à pandemia da Covid-19, o festival revela resiliência e uma capacidade de reinvenção admirável. Para além da nova calendarização do certame físico, que se encontrava anteriormente agendado para junho, o Il Cinema Ritrovato oferece a possibilidade, este ano, de assistir a parte da programação em modo de streaming, numa parceria com a plataforma digital Mymovies, e mediante a aquisição de passes para o festival a valores entre os 50 € (passe standard) e 100€ (passe de apoiante).

Embora a programação completa, para esta versão em streaming, ainda não esteja fechada, o Il Cinema Ritrovato já adiantou alguns dos títulos que poderão ser visionados nesta modalidade, numa seleção que, de acordo com os seus responsáveis, pretende capturar o espírito e a missão de promoção cultural do festival.

Entre as confirmações divulgadas pelo festival, destaca-se o restauro de "Luci del varietà" (o primeiro filme realizado por Federico Fellini, cujo centenário está a ser comemorado em 2020); "Chess of the Wind", filme iraniano de M.R. Aslani que só agora tem sido redescoberto por historiadores de cinema; filmes de Frank Tuttle, cineasta norte-americano pouco conhecido do grande público; títulos protagonizados por Henry Fonda; ou a obra de Sarah Maldoror, realizadora de origem angolana que morreu recentemente.

O programa da 34.ª edição do Il Cinema Ritrovato pode ser consultado no sítio web do evento, com os pormenores e as opções de compra dos passes para o festival.