Cartaz de cinema

Helen McCrory atriz de "Peaky Blinders" e "Harry Potter" morre aos 52 anos

Publicado em 17 Abr. 2021 às 12:25, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Obituário)

Helen McCrory atriz de "Peaky Blinders" e "Harry Potter" morre aos 52 anos

Foi a Aunt Polly, a matriarca dos Shelby nas cinco temporadas de "Peaky Blinders", e a Narcissa Malfoy de três das aventuras no mundo da magia e dos feiticeiros de "Harry Potter", mas também teve uma longa e frutuosa carreira no teatro. Helen McCrory morreu aos 52 anos, de cancro.

A morte da atriz foi anunciada pelo marido, o também ator Damian Lewis, com quem Helen McCrory era casada desde 2007 e com quem teve dois filhos. Conheceram-se em 2003, quando integraram o elenco da peça "Five Gold Rings", de Joanna Laurens, no Almeida Theatre, uma sala londrina fora do habitual circuito do West End.

No tributo a McCrory, o ator de "Band of Brothers", "Homeland" e "Billions" afirmou sentir-se "devastado" e acrescentou:

A bela e poderosa mulher que é Helen McCrory morreu pacificamente em casa, cercada por uma onda de amor de familiares e amigos. Morreu tal como viveu. Destemidamente.

O diretor do National Theatre, Rufus Norris, onde McCrory interpretou papéis principais em sete ocasiões, recordou-a como "uma das grandes atrizes da sua geração". A atriz integrou também a Royal Shakespeare Company e a Donmar Warehouse e foi duas vezes nomeada para os prémios Oliver, do teatro britânico. Com Micheal Sheen chegou a fundar a sua própria companhia de produção teatral, chamada simplesmente The Public.

Filha de um diplomata britânico, McCrory viveu parte da infância nos Camarões e na Tanzânia. O gosto pela representação, disse uma vez numa entrevista, foi adquirido no coro da escola. Depois, passou um ano em Itália e acabou por estudar no Drama Centre, em Londres.

Cillian Murphy, colega de elenco em "Peaky Blinders", declarou-se "de coração partido por perder uma amiga tão querida" que descreveu como "um ser humano lindo, atencioso, engraçado e sensível".

J.K. Rowling, autora dos livros com Harry Potter, afirmou sentir-se "arrasada ao saber da morte de Helen McCrory, uma atriz extraordinária e uma mulher maravilhosa que nos deixou muito cedo."

Já Piers Wender, diretor do Departamento de Drama da BBC homenageou a atriz dizendo: "Helen foi uma das melhores atrizes que este país já viu. De Potter a Peaky, de Blair a Bond, a coragem de Helen tornava cada papel que desempenhava único e imperdível. A sua carreira descreve bem o seu talento extraordinário, mas não fala da sua bondade, inteligência e senso de humor. Deixou-nos demasiado cedo, e isso é muito cruel."