Cartaz de cinema

"Churchill": trailer mostra os medos do primeiro-ministro britânico na véspera do dia D

Publicado em 24 Mar. 2017 às 22:02, por , em Notícias de cinema (Temas: Trailers)

"Churchill": trailer mostra os medos do primeiro-ministro britânico na véspera do dia D

Brian Cox é Winston Churchill, o primeiro-ministro britânico durante a Segunda Guerra Mundial, no filme de Jonathan Teplitzky (o mesmo de "The Railway Man - Uma Longa Viagem") escrito pelo historiador Alex von Tunzelmann.

A ação tem lugar em junho de 1944, na altura em que um milhão de soldados estão estacionados em segredo no sul da Grã-Bretanha, prontos para invadir a Europa ocupada pelos nazis.

Exausto por anos de guerra e afetado por crises cíclicas de depressão, Churchill apresenta-se como uma sombra do heróico estadista que resistiu a Hitler. Teme a repetição do desastre de Gallipoli, na costa da Turquia, durante a Primeira Guerra Mundial, quando o seu plano para abrir uma nova frente resultou num banho de sangue, e sofre aterrorizado com o possível falhanço das operações no Dia D.

Os seus adversários aguardam na sombra enquanto Eisenhower e Montgomery, os oficiais generais que comandam a imensa força, sentem uma frustração cada vez maior com as dúvidas e hesitações de Churchill.

No elenco, outros nomes conhecidos vão interpretar personagens históricas: Miranda Richardson, será Clementine Churchill, esposa de Winston; John Slattery (conhecido da série "Mad Men") será o general Dwight Eisenhower, comandante das forças aliadas na Europa; Julian Wadham (visto recentemente em "Outlander"), interpreta o general inglês Montgomery; e James Purefoy encarna o rei Jorge VI.

"Churchill" tem estreia mundial prevista para 16 de junho.

Veja o trailer: