Cartaz de cinema

Cannes 2021: mais nove filmes anunciados

Publicado em 10 Jun. 2021 às 12:13, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema, Cinema Europeu)

Cannes 2021: mais nove filmes anunciados

Entre os títulos estão as mais recentes obras de Ari Folman e Gaspar Noé.

O Festival de Cannes anunciou esta quinta-feira mais nove filmes que passam a integrar a seleção oficial da 74.ª edição. A habitual adição de mais filmes fora prometida na conferência de imprensa a 3 de junho

Das novidades fazem parte "Where is Anne Frank?", do israelita Ari Folman, o mesmo de "Valsa com Bashir", também exibido em Cannes, há 13 anos. Depois de "Congresso" (2013), Folman regressa com uma homenagem aos pais, deportados para Auschwitz no mesmo dia de Anne Frank. O filme começa mais de setenta anos após a publicação do célebre diário e dá vida a Kitty, a amiga imaginária de Anne. Será exibido fora de competição, mas como parte da seleção oficial

Também de regresso está o francês Gaspar Noé com "Vortex", desta vez na secção Cannes Premiere. Uma obra efetuada em registo quase documental acompanha os últimos dias de um casal de idosos que sofria de senilidade.

Da secção Un Certain Regard passa a fazer parte "Mes Fréres et Moi", primeira obra do realizador francês Yohan Manca sobre um menino de um bairro popular que sonha ser Pavarotti. 

As sessões da meia-noite são reforçadas com a comédia musical "Tralala", dos franceses Arnaud e Jean-Marie Larrieu, e com "Supremes" de Audrey Estrougo.

"Bill Murray"s Party: New Worlds, The Cradle of a Civilisation", de Andrew Muscato; "Mi iubta, Mon amour" de Neomie Ferlant, "Les Héroïques", de Maxime Roy, e "Are You Lonesome Tonight?" de Wen Shipei integram as sessões especiais.

Para breve estão as revelações do filme de abertura da secção Un Certain Regard e da sessão de encerramento do festival que decorre entre 6 e 17 de julho.