Cartaz de cinema

Apresentado o júri do Festival de Cannes 2021

Publicado em 24 Jun. 2021 às 11:42, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

Apresentado o júri do Festival de Cannes 2021

O Festival de Cinema de Cannes revelou hoje a constituição do júri da seleção oficial, presidido por Spike Lee. Dele fazem parte cinco mulheres e três homens de sete nacionalidades. A este grupo caberá avaliar os 24 filmes da competição internacional presentes na 74.ª edição que decorre de 6 a 17 de julho.

Os escolhidos são:

Spike Lee - Presidente do júri | Realizador, produtor, argumentista (Estados Unidos)

Mati Diop | Realizadora (França, Senegal) Realizadora de "Atlantis" (2019), filme selecionado para a competição oficial em Cannes onde recebeu o Grande Prémio.

Mylène Farmer | Cantora, compositora (Canadá, França) Com mais de três décadas de carreira colaborou com Abel Ferrara, Luc Besson, ou Olivier Dahan. Em 2018 integrou o elenco de "Ghostland", de Pascal Laugier.

Maggie Gyllenhaal | Atriz, produtora, argumentista, realizadora (Estados Unidos) Entrou em "Donnie Darko" (2001), "Secretary" (2002) e "Sherrybaby" (2006). Foi nomeada para o Oscar em 2009 por "Crazy Heart". Recebeu um Globo de Ouro pela minissérie "The Honourable Woman" (2014), que produziu e protagonizou. Em 2018, produziu, e protagonizou o thriller "The Kindergarten Teacher". Estreou-se na realização com "The Lost Daughter".

Jessica Hausner | Realizadora, produtora, argumentista (Áustria) As suas duas primeiras longas-metragens, "Lovely Rita" (2001) e "Hotel" (2004), estrearam em Cannes na secção "Un Certain Regard". Em 2009, recebeu o Prémio FIPRESCI no Festival de Veneza com "Lourdes".

Mélanie Laurent | Atriz, realizadora, argumentista (França) Vencedora de dois prémios César da Academia Francesa, integrouo o elenco de "Inglorious Basterds", de Quentin Tarantino, exibido na competição de Cannes em 2009. Trabalhou com Mike Mills, Denis Villeneuve e Angelina Jolie. Estreou-se na realização em 2011 com "Les adoptés". "Respire" foi exibido na Semana da Crítica em 2014.

Kleber Mendonça Filho | Realizador, produtor, argumentista (Brasil) Natural da cidade pernambucana de Recife, foi programador e crítico de cinema.  A sua primeira longa-metragem "O Som em Redor" estreou no Festival de Cinema de Roterdão em 2012 e representou o Brasil nos Óscares. "Aquarius", com Sonia Braga, esteve em competição no 69.º Festival de Cannes. Em 2019, "Bacurau", que dirigiu com Juliano Dornelles, ganhou o Prémio do Júri.

Tahar Rahim | Ator (França) Melhor esperança masculina e melhor ator nos prémios César 2009 com "A Prophet" (2009), de Jacques Audiard, vencedor do Grande Prémio no Festival de Cannes desse ano. Integrou os elencos de "Le Passé", de Asghar Farhadi, e "Grand Central", de Rebecca Zlotowski (2013), outras duas obras exibidas no certame francês. Protagonizou filmes de Teddy Lussi-Modeste, Éric Toledano e Olivier Nakache.

Song Kang-ho | Ator (Coreia do Sul) Apareceu em mais de 40 filmes, incluindo "Snowpiercer" (2013) e "Parasitas" (2019), de Bong Joon-ho, o primeiro filme coreano a ganhar a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes e a receber quatro Oscars. Recentemente, terminou de filmar com os realizadores Han Jae-rim e Hirokazu Kore-eda.