Cartaz de cinema

10 séries clássicas a redescobrir pelas novas gerações

Publicado em 20 Nov. 2020 às 17:50, por Samuel Andrade, em Notícias de televisão e séries

10 séries clássicas a redescobrir pelas novas gerações

A propósito do relançamento de "Twin Peaks" pela HBO, fomos buscar outras produções de ficção dramática televisiva, obrigatórias.

Com o anúncio da disponibilização, na HBO Portugal, das três temporadas que compõem "Twin Peaks", reavivou-se também o interesse e a confirmação do estatuto de culto de uma das séries mais revolucionárias produzidas nas últimas três décadas.

A propósito da recuperação do mistério de quem matou Laura Palmer, assim como dos singulares habitantes e dos mistérios daquela cidade fictícia do estado de Washington, decidimos resgatar algumas séries que, desde as origens do drama narrativo para televisão, poderão ressoar ainda hoje junto de espectadores e aficionados deste formato.

Os dez títulos abaixo partilhados não só possibilitam uma viagem pela história da televisão, como pretendem, igualmente, salientar as influências que determinaram a criação e o sucesso de muitas das séries da atualidade. Além disso, encontram-se todas disponíveis em versão home cinema, são frequentemente emitidas em canais como a RTP Memória, ou são fáceis de encontrar em plataformas como o You Tube.

 

Alfred Hitchcock Apresenta | Alfred Hitchcock Presents (1955–1962)

Precursora das séries ditas antológicas (isto é, com narrativas autónomas e sem ligação direta com capítulos anteriores), "Alfred Hitchcock Apresenta" produziu, ao longo de dez temporadas, histórias de crime, mistério e terror, tendo como particularidade mais célebre a presença do próprio Hitchcock, no início de cada episódio, a debitar um monólogo de introdução sobre a narrativa que o espectador iria ver.

Recomendado para os apreciadores de séries como "Black Mirror", "The Twilight Zone" ou "The Terror".

 

Eu, Cláudio | I, Claudius (1976)

Foram séries como estas que ajudaram a criar o cliché "selo de garantia da BBC". Com base na obra literária de Robert Graves, "Eu Claudius" recriava a atmosfera da Roma Antiga, centrando-se na vida do imperador Claudius, e destacando personagens como César Augusto, ou Calígula. Para além da descrição dos jogos de poder e conflitos palacianos, a série destacou-se pelo modo como deu vida aos usos, costumes, superstições, fraudes e crueldades daquela era. Recomendado para os fãs de "Roma" (produzida e emitida pela HBO), ou "Spartacus".

 

Tinker Tailor Soldier Spy (1979)

Inspirada no romance homónimo de John le Carré (que, em 2011, conheceu adaptação cinematográfica), a minissérie "Tinker Tailor Soldier Spy" acompanhava George Smiley, um veterano dos serviços secretos britânicos à beira da reforma, e os seus esforços para descortinar os motivos do falhanço de uma operação de espionagem na Checoslováquia e descobrir uma toupeira no topo dos serviços de informações britânicos. Com o reputado Alec Guiness no principal papel, aposta num ritmo deliberadamente lento, na qualidade dos atores e nos diálogos, mais do que na ação. É série recomendada para fãs de "The Americans", ou "Homeland".

 

A Balada de Hill Street | Hill Street Blues (1981–1987)

Série policial originalmente emitida pela NBC, "A Balada de Hill Street" notabilizou-se pelo visual austero e quase documental (muitas sequências foram filmadas com "câmara ao ombro", algo inusitado em televisão até então), dominado por narrações em voz off e, a espaços, uma complexa ligação narrativa entre os episódios. É das séries mais premiadas de sempre numa cerimónia dos Emmy. Recomendado para os apreciadores de "Homicide: Life on the Street", ou "The Wire".

 

Reviver o Passado em Brideshead | Brideshead Revisited (1981)

Série histórica produzida pela Granada Television, "Reviver o Passado em Brideshead" adapta o livro homónimo de Evelyn Waugh para narrar a história, ao longo de duas décadas, de Charles Ryder (interpretado por Jeremy Irons), que recorda vários episódios da sua vida aquando da estadia em Brideshead, a mansão da família do amigo Sebastian Flyte. Considerada uma das melhores séries britânicas de todos os tempos, recomenda-se a quem acompanha "The Crown", "Downton Abbey‎", ou "Patrick Melrose".

 

O Polvo | La Piovra (1984 – 2001)

Uma das séries de maior sucesso sobre o crime organizado em Itália, "O Polvo" centrou-se, durante as quatro temporadas iniciais, nas lutas do inspetor Corrado Cattani (Michele Placido) contra a Máfia e com os seus próprios dramas familiares, para depois se desdobrar na análise das raízes e implicações sócio-políticas daquele fenómeno criminoso. Aclamada pelo público em todos os países onde foi transmitida, célebre pelo tema do genérico (composto por Ennio Morricone) e com uma representação realista da violência causada pelo crime organizado, é série de visualização obrigatória para os fãs de "Gomorra", ou "Narcos".

 

A Jóia da Coroa | The Jewel in the Crown (1984)

Minissérie sobre os últimos dias do império britânico na Índia, "The Jewel in the Crown" aproveitou o contexto histórico para, sem romantismos e através de um extenso rol de personagens, abordar temáticas como o imperialismo económico, a divisão de classes e o racismo. Recomendada para os seguidores de "The Crown", ou "Downton Abbey".

 

Crónica do Crime | Crime Story (1986–1988)

Série policial criada pelo realizador Michael Mann, "Crónica do Crime" detalhava a rivalidade, nos anos 60, entre o tenente Mike Torello e o mafioso Ray Luca nas ruas de Chicago. Ao longo de duas temporadas, a série acolheu, no seu elenco, nomes como Julia Roberts, Kevin Spacey, Gary Sinise, ou Christian Slater, e celebrizou o tema "Runaway", de Del Shannon, que ilustrava o genérico. Ideal para apreciadores de "Os Sopranos", "Boardwalk Empire" e "Breaking Bad".

 

O Detetive Cantor | The Singing Detective (1986)

Em seis episódios, "The Singing Detective" narrava o quotidiano de Philip Marlow (interpretado por Michael Gambon), um detective saído da imaginação de um escritor de policiais hospitalizado, com mais talento para cantar em salões de baile do que em investigação criminal. Dominado por um ambiente de film noir, onde se fundem as memórias com os traumas presentes do seu protagonista, esta produção da BBC é recomendada para os fãs de "True Detective" ou "Glee".

 

Shaka Zulu (1986)

Situado na África do Sul, durante o domínio britânico determinado pela Rainha Vitória, "Shaka Zulu – A Cidadela" detalhava a ascensão e queda de Shaka, o poderoso rei da tribo dos zulus e de um império que chegou a ameaçar os interesses ingleses na região. Baseada em factos históricos, a série destacou-se pelo seu cariz épico, contido na narração e em várias sequências de ação, e por um fulgurante registo fotográfico da paisagem africana. Recomendado para quem apreciou "The Tudors", ou "A Guerra dos Tronos".