Cartaz de cinema

Le Mans '66: O Duelo (2019) Ford v Ferrari

Duração T152M minutos

Género Drama, Ação

Origem Estados Unidos da América

Estreia em Portugal 14 Nov. 2019

Classificação etária M/12

Distribuidor Big Picture

Em 1959, Carroll Shelby (Matt Damon) está num momento alto da sua carreira após o triunfo na mais difícil corrida do mundo do automobilismo, as 24 Horas de Le Mans. Mas a sua maior vitória é seguida por um golpe devastador quando os médicos o informam de que não poderá voltar a competir devido a um problema cardíaco.

Shelby reinventa-se como designer de automóveis, a partir de um armazém em Venice Beach, na Califórnia, onde trabalha com uma equipa de engenheiros e mecânicos que inclui o impetuoso piloto de testes Ken Miles (Christian Bale). O britânico é fenomenal atrás do volante, mas fora do carro é arrogante, brusco e intransigente.

Em 1963, Henry Ford II, filho do fundador da marca, decide que a Ford Motor Company tem de aumentar a presença nas corridas de automóveis e tenta comprar a Ferrari, que atravessa dificuldades financeiras.

O negócio falha no dia da assinatura do contrato, quando Enzo Ferrari tem um ataque de fúria ao ler a cláusula em que os americanos exigem aprovação prévia do orçamento de competição da marca de Maranello. Após uma série de insultos, "Il Commendatore" abandona a sala perante a estupefacta delegação da Ford.

Humilhado, Ford decide vingar-se e investir diretamente num carro que bata a Ferrari na maior prova mundial, a devastadora, perigosa e imprevisível corrida de 24 horas no circuito de La Sarthe, em Le Mans.

Quando o novo Ford GT40 falha com estrondo diante do domínio avassalador dos italianos, a marca americana decide recrutar Shelby que, em 1964, vencera a categoria GT com o Shelby Daytona Coupe e fora quarto à geral, atrás dos Ferrari.

Determinado a vencer todas as adversidades, Shelby, com a ajuda de Miles e da sua pequena equipa, têm de combater as interferências da Ford, as leis da física e os seus próprios demónios pessoais para transformar o GT40 num veículo revolucionário que superará a concorrência.

Mas os seus esforços incansáveis têm um preço...

Com Matt Damon, Christian Bale, Jon Bernthal, Tracy Letts, Caitríona Balfe, Noah Jupe, Scott Rapp, Josh Lucas, Ray McKinnon, Stefania Spampinato, Wyatt Nash, Wallace Langham, Dallas Chandler, Jonathan LaPaglia, Rudolf Martin, Shawn Law

Realização James Mangold

Produção Peter Chernin, Jenno Topping, James Mangold

Argumento John-Henry Butterworth, Jez Butterworth

IMDb http://www.imdb.com/title/tt1950186/