Cartaz de cinema

Os filmes da semana: estreias nas salas de cinema e serviços de streaming (24 de fevereiro 2022)

Publicado em 23 Fev. 2022 às 11:08, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Estreias)

Os filmes da semana: estreias nas salas de cinema e serviços de streaming (24 de fevereiro 2022)

Fique a conhecer as novidades em cartaz nas salas portuguesas e uma seleção de lançamentos nos canais premium e plataformas de streaming, disponíveis a partir desta quinta-feira, 24 de fevereiro 2022.

No verão de 1969, Buddy tem nove anos e sabe exactamente quem é e onde pertence. É da classe trabalhadora, mora na parte norte de Belfast e sente-se feliz, amado e seguro. A vida é passada na rua, agitada e divertida, no coração de uma comunidade que se ri e mantém unida. Um sítio onde a sua família alargada vive por perto e onde é impossível perder-se porque todos se conhecem uns aos outros, ou assim parece. E em que os momentos livres, passados na escuridão das salas de cinema, ou diante da televisão, a ver filmes americanos e a televisão americana, transportam Buddy para uma inebriante vida interior repleta de sonhos.

Mas à medida que os anos 60 chegam ao fim, no momento em que a humanidade chega à Lua, os sonhos de infância de Buddy transformam-se num pesadelo. O descontentamento social latente explode sem aviso e agrava-se, rapidamente. Primeiro, um ataque por homens mascarados, depois um motim e finalmente um conflito em toda a cidade, com a religião a atiçar as chamas. Católicos contra Protestantes, vizinhos amorosos transformados em inimigos mortais.

Enquanto a mãe luta para lidar com a situação e o pai trabalha em Inglaterra, tentando ganhar dinheiro suficiente para sustentar a família, Buddy procura dar sentido ao caos e à histeria, povoada por heróis e vilões, outrora vislumbrada apenas no ecrã de cinema, mas que agora ameaça inverter tudo o que conhece e ama como uma luta épica que se desenrola no seu próprio quintal.

Filme vencedor do Festival de Cinema de Toronto.

Belfast

Belfast

2021 | Drama | 97 min

Com Jamie Dornan, Caitríona Balfe, Judi Dench

Realização Kenneth Branagh

Class. etária M/12

Estreia em Portugal 24 Fev. 2022

Distribuidor Cinemundo

Ver trailer


Cyrano (2021)

Um homem à frente do seu tempo, Cyrano de Bergerac deslumbra tanto com os seus ferozes jogos de palavras em disputas verbais, como com a sua esgrima formidável em duelos. Convencido de que a sua aparência o torna indigno do amor de uma fiel amiga - a resplandecente Roxanne - Cyrano não lhe declara os seus sentimentos e ela apaixona-se à primeira vista por Christian.

Cyrano

Cyrano

2021 | Romance, Drama | 124 min

Com Peter Dinklage, Haley Bennett, Kelvin Harrison Jr.

Realização Joe Wright

Class. etária M/12

Estreia em Portugal 24 Fev. 2022

Distribuidor NOS Audiovisuais

Ver trailer


Chico - Artista Brasileiro (2015)

Chico Buarque é uma presença constante na cena artística brasileira e faz parte da cultura popular dos seus cidadãos. Esta riqueza de música, poemas, teatro e romances foi criada ao longo dos últimos 50 anos e, neste filme, Chico Buarque fala sobre as suas memórias, espetáculos, quotidiano, métodos de trabalho, processo criativo – em suma, todo o seu percurso. A busca do músico pelo irmão alemão, que nunca chegou a conhecer, é um dos eixos da narrativa.

Chico - Artista Brasileiro

Chico - Artista Brasileiro

2015 | Documentário | 115 min

Com Chico Buarque, Marília Pêra, Milton Nascimento

Realização Miguel Faria Jr.

Class. etária M/12

Estreia em Portugal 24 Fev. 2022

Distribuidor Nitrato

Ver trailer


Noite Incerta / A Night of Knowing Nothing (2022)

Filme epistolar (L., estudante do Instituto de Cinema e Televisão da Índia, troca cartas com K., o seu namorado, que a irá abandonar por exigência da família, porque ela pertence a uma casta inferior), manifesto político (as imagens da greve dos estudantes daquela escola contra a nomeação de um novo director, actor de televisão e cinema comercial, militante do partido no governo), "Noite Incerta" é também uma obra em defesa do cinema, de um cinema livre, que vibra de mágoa e de cólera, dando-nos conta do que está a acontecer hoje na Índia, cruzando realidade com ficção, sonhos, memórias, fantasias e ansiedades.

Noite Incerta

Noite Incerta A Night of Knowing Nothing

2022 | Documentário | 97 min

Com Bhumisuta Das

Realização Payal Kapadia

Class. etária M/14

Estreia em Portugal 24 Fev. 2022

Distribuidor Leopardo Filmes

Ver trailer


Até Tocar o Azul do Mar / Yi zhi you dao hai shui bian lan / Swimming Out Till the Sea Turns Blue (2020)

No festival de literatura em Shanxi, que inclui várias gerações dos escritores mais estimados da China, o cineasta Jia Zhangke filma depoimentos de três romancistas nascidos nas décadas de 1950, 1960 e 1970 que falam sobre a realidade e a literatura, numa sinfonia em 18 capítulos sobre a sociedade chinesa desde 1949. 

Até Tocar o Azul do Mar

Até Tocar o Azul do Mar Yi zhi you dao hai shui bian lan / Swimming Out Till the Sea Turns Blue

2020 | Documentário | 112 min

Com Huifang Duan, Liang Hong, Pingwa Jia

Realização Jia Zhangke

Class. etária M/12

Estreia em Portugal 24 Fev. 2022

Distribuidor Midas Filmes

Ver trailer


Um Susto de Família 2 / Monster Family 2 (2021)

Salvou o mundo recentemente e pensa que isso lhe dá direito à felicidade para a vida toda? Pense novamente! A vida quotidiana tem tendência para nos fazer descer à terra. A família Wishbone continua a debater-se com as suas várias imperfeições. O filho, Max é o mais baixo do oitavo ano, o maior caixa de óculos e pouco dado ao desporto. A filha, Fay, sente que todos têm algum talento menos ela. A mãe tenta ajudar os filhos, mas os seus conselhos são ignorados. E depois há o pai, Frank, que vê a felicidade com o novo emprego arruinada ao ver a família tão infeliz.

No meio de tantos problemas, surge a boa notícia do casamento da bruxa Baba Yaga e do mordomo corcunda Renfield, que se tornaram parte da família Wishbone como avós substitutos. Mas segundos antes de dizerem o sim, os dois pombinhos são raptados por Mila Starr, a única filha de Marlene e Maddox Starr, um casal multimilionário, cientificamente brilhante e filantropo.

Um Susto de Família 2

Um Susto de Família 2 Monster Family 2

2021 | Animação | 103 min

Com Emily Watson, Nick Frost, Jessica Brown Findlay

Realização Holger Tappe

Class. etária M/6

Estreia em Portugal 24 Fev. 2022

Distribuidor NOS Audiovisuais

Ver trailer


STREAMING

 

As Nossas Senhoras / Our Ladies (2021)

Na década de 90, na Escócia, um grupo de estudantes de uma escola católica tem a oportunidade de ir a Edimburgo participar num concurso de coros. Mas as jovens estão mais interessadas em beber, sair e conhecer rapazes do que em ganhar a competição.

As Nossas Senhoras

As Nossas Senhoras Our Ladies

2021 | Comédia, Drama | 100 min

Com Eve Austin, Tallulah Greive, Abigail Lawrie

Realização Michael Caton-Jones

Estreia em Portugal 25 Fev. 2022

Ver trailer


Bem-Vindo à Chechénia / Welcome to Chechnya (2020)

Documentário que segue um grupo de ativistas enquanto arriscam a vida para salvar pessoas LGBTQ+ ameaçadas, detidas, torturadas e executadas na repressiva república russa desde que ali foi lançada uma operação anti-gay em 2017. Primeiro documentário na shortlist do Óscar para Melhores Efeitos Visuais pelas suas técnicas pioneiras de proteção das testemunhas, venceu um BAFTA e mais de uma vintena de prémios em festivais como Sundance e Berlim.

Bem-Vindo à Chechénia

Bem-Vindo à Chechénia Welcome to Chechnya

2020 | Documentário | 107 min

Realização David France

Estreia em Portugal 25 Fev. 2022

Ver trailer


Madea: Um Regresso em Família / Tyler Perry's A Madea Homecoming (2022)

Madea prepara-se para acolher a sua família que veio à cidade para celebrar a formatura do seu bisneto, quando alguns segredos escondidos ameaçam destruir o alegre regresso a casa.

Madea: Um Regresso em Família

Madea: Um Regresso em Família Tyler Perry's A Madea Homecoming

2022 | Comédia | 105 min

Com Tyler Perry, Gabrielle Dennis, Cassi Davis

Realização Tyler Perry

Estreia em Portugal 25 Fev. 2022

Ver trailer


No Exit (2022)

Uma estudante universitária obrigada a frequentar um programa de reabilitação foge para visitar a mãe no hospital. Retida numa estação de serviço nas montanhas durante um nevão descobre uma criança raptada escondida no carro pertencente a uma das pessoas no interior do edifício. Assustado, o grupo tenta descobrir quem é o raptor.

No Exit

No Exit

2022 | Mistério, Thriller, Terror | 90 min

Com Havana Rose Liu, Danny Ramirez, Dennis Haysbert

Realização Damien Power

Estreia em Portugal 25 Fev. 2022

Ver trailer


Sem Descanso / Sans répit (2022)

Um polícia corrupto encobre um acidente e começa a receber ameaças de uma testemunha misteriosa.

Sem Descanso

Sem Descanso Sans répit

2022 | Ação, Thriller | 95 min

Com Franck Gastambide, Jemina West, Tracy Gotoas

Realização Régis Blondeau

Estreia em Portugal 25 Fev. 2022

Ver trailer


Perdidos no Ártico / Against the Ice (2022)

Em 1909, uma expedição dinamarquesa liderada pelo Capitão Ejnar Mikkelsen tenta contradizer a reivindicação dos Estados Unidos em relação ao território nordeste da Gronelândia, enraizada na ideia de que a a ilha estava dividida em duas partes. Deixando para trás a tripulação e o navio, Mikkelsen desliza sobre o gelo com o inexperiente Iver Iversen.

Conseguem determinar que a Gronelândia é uma única ilha, mas o regresso ao barco acaba por ser mais longo e tortuoso do que esperavam. Após sobreviverem à fome extrema, à fadiga e ao ataque de um urso polar, conseguem regressar, mas encontram o navio engolido pelo gelo e o acampamento abandonado. Na esperança de serem resgatados, têm agora de se manter vivos. À medida que os dias se tornam maiores, a ligação mental à realidade começa a desaparecer e fomenta a desconfiança e a paranoia, uma perigosa combinação que ameaça a sobrevivência de ambos.

Perdidos no Ártico

Perdidos no Ártico Against the Ice

2022 | Aventura, Histórico, Drama | 102 min

Com Nikolaj Coster-Waldau, Joe Cole, Charles Dance

Realização Peter Flinth

Estreia em Portugal 2 Mar. 2022

Ver trailer

 

Bons filmes!

Para informações sobre os cinemas onde cada filme está a ser exibido e horários das sessões, consulte o cartaz de cinema do filmSPOT.