Cartaz de cinema

As Mil e Uma Noites Vol. 2 - O Desolado (2015)

Poster do filme As Mil e Uma Noites Vol. 2 - O Desolado (2015)

Duração T132M minutos

Género Drama

Origem Portugal

Estreia em Portugal 24 Set. 2015

Distribuidor O Som e a Fúria

Estreia no Brasil 26 Mai. 2016

Num País Europeu em crise, Portugal, um realizador propõe-se a construir ficções a partir da miserável realidade onde está inserido. Mas, incapaz de descobrir um sentido para o seu trabalho, foge cobardemente, dando o seu lugar à bela Xerazade.

Ela precisará de ânimo e coragem para não aborrecer o Rei com as tristes histórias desse país! Com o passar das noites, a inquietude dá lugar à desolação e a desolação ao encantamento. Por isso, Xerazade organiza as histórias que conta ao Rei em três volumes. Começa assim: "Oh venturoso Rei, fui sabedora de que num triste país entre os países…"

Sinopse do volume 2

No qual Xerazade narra como a desolação invadiu os homens: " Oh venturoso Rei, fui sabedora de que uma juíza aflita chorará em lugar de ditar a sua sentença, numa noite de três luares. Um assassino em fuga vagueará pelas terras do interior durante mais de quarenta dias e teletransportar-se-à para fugir à Guarda, sonhando com putas e perdizes. Lembrando-se de uma oliveira milenar, uma vaca ferida dirá o que tiver a dizer e que é bem triste! Moradores de um prédio dos subúrbios salvarão papagaios e mijarão em elevadores, rodeados por mortos e fantasmas; mas também por um cão que… ". E vendo despontar a manhã, Xerazade calou-se.

- " Diabo de histórias! É certo que continuando assim minha filha acabará degolada ! " - pensa o Grão-Vizir, pai de Xerazade, no seu palácio em Bagdad.

Com Cristina Alfaiate, Adriano Luz, Américo Silva, Rogério Samora, Carloto Cotta, Teresa Madruga, João Pedro Bénard, Joana de Verona, Luísa Cruz, Gonçalo Waddington

Realização Miguel Gomes

Argumento Telmo Churro, Miguel Gomes, Mariana Ricardo

IMDb http://www.imdb.com/title/tt4692234/