Cartaz de cinema

Amadeo (2020)

Poster do filme Amadeo (2020)

Género Biografia, Drama

Origem Portugal

Estreia em Portugal 12 Nov. 2020

Distribuidor NOS Audiovisuais

Amadeo Souza-Cardoso viveu, em apenas 30 anos, uma vida intensa e fulgurante. Nasce e vive em Manhufe (Amarante), veraneia em Espinho, fixa-se em Paris onde integra um extraordinário círculo de artistas modernistas que marcará a história da arte do século XX.

Com o deflagrar da Primeira Guerra, Amadeo vive com a sua mulher, Lucie, criando na casa de família um refúgio para criar. É entre a sua cozinha de Manhufe, com a família, os desafios da produção de vinho na paisagem amarantina, e ainda as influências da Corporation Nouvelle, que resultam numa amálgama de referências que Amadeo transpõe para os seus quadros. Anos antes, Amadeo está em Paris, onde, com apenas 23 anos, celebra a sua primeira exposição conjunta com Modigliani. Está rodeado pelo seu círculo de amigos, entre os quais Picasso, Apollinaire, Brancusi, Derain, Emmerico Nunes e Max Jacob, no epicentro das artes do século XX.

O pintor deixa de trabalhar em 1918, quando a gripe pneumónica atinge Portugal. Em Espinho, Lucie e Graça, a sua irmã, adoecem. Amadeo dedica-se a tratá-las, acabando também ele por adoecer. Logo após a morte da irmã e Lucie recuperada, é a vez de Amadeo ser colhido pela garra da doença. Acaba por falecer no dia 25 de outubro de 1918.

Com Rafael Morais, Ana Lopes, Ana Vilela da Costa, Eunice Muñoz, José Pimentão, Lúcia Moniz, Manuela Couto, Rogério Samora

Realização Vicente Alves do Ó

IMDb http://www.imdb.com/title/tt11143850/