Cartaz de cinema

Amadeo (2023)

Duração T98M minutos

Género Histórico, Drama

Origem Portugal

Estreia em Portugal 26 Jan. 2023

Classificação etária M/12

Distribuidor NOS Audiovisuais

Amadeo Souza-Cardoso viveu, em apenas 30 anos, uma vida intensa e fulgurante. Nasce e vive em Manhufe (Amarante), veraneia em Espinho e fixa-se em Paris onde integra um extraordinário círculo de artistas modernistas que marcará a história da arte do século XX.

Com o deflagrar da Primeira Grande Guerra, Amadeo vive com a sua mulher, Lucie e cria um refúgio artístico na casa de família. É entre a sua cozinha de Manhufe, os desafios da produção de vinho na paisagem amarantina e as influências da Corporation Nouvelle, que resulta uma amálgama de referências que Amadeo transpõe para os seus quadros.

Anos antes, Amadeo está em Paris, onde, com apenas 23 anos, celebra a primeira exposição conjunta com Modigliani. Rodeado pelo seu círculo de amigos de que fazem parte Picasso, Apollinaire, Brancusi, Derain, Emmerico Nunes e Max Jacob, encontra-se no epicentro das artes do século XX.

O pintor deixa de trabalhar em 1918, quando a gripe pneumónica atinge Portugal. Em Espinho, Lucie e Graça, a sua irmã, adoecem. Amadeo dedica-se a tratá-las, acabando também ele por adoecer. Logo após a morte da irmã e Lucie recuperada, é a vez de Amadeo ser colhido pela garra da doença. Acaba por falecer no dia 25 de outubro de 1918.

Com Rafael Morais, Raquel Rocha Vieira, Ana Lopes, Eunice Muñoz, Ana Vilela da Costa, Lúcia Moniz, Rogério Samora, José Pimentão, Manuela Couto, Ricardo Barbosa, Mariana Pacheco, Duarte Grilo, Pedro Lamares, Diogo Branco, Carla Chambel, Elmano Sancho, Jorge Vaz Gomes, João Cachola, Carmen Santos, Laura Frederico, Hugo Nicholson Teixeira, Vítor Jardim

Realização Vicente Alves do Ó

Produção Pandora da Cunha Telles, Pablo Iraola

Argumento Vicente Alves do Ó

IMDb http://www.imdb.com/title/tt11143850/