Cartaz de cinema

Estreia de "Amadeo" anunciada para janeiro

Publicado em 15 Nov. 2022 às 09:49, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Português)

Estreia de "Amadeo" anunciada para janeiro

O filme de Vicente Alves do Ó inspira-se na vida e obra do pintor Amadeo de Souza-Cardoso.

"Amadeo", o mais recente filme de Vicente Alves do Ó, inspirado na vida e obra do pintor Amadeo de Souza-Cardoso, terá estreia nas salas de cinema a 26 de janeiro, anunciou a distribuidora NOS Audiovisuais.

Ficção histórica, segue o homem que sonhou pintar o futuro e o seu grande amor por Lucie, a mulher que lutou pela eternidade. Nascido em Manhufe (Amarante) a 14 de novembro de 1887, Souza-Cardoso cedo parte para Paris, onde trava amizades próximas com Picasso, Gaudí, Modigliani, Apollinaire e Delaunay.

Estruturado em três tempos, o argumento escrito pelo realizador centra-se em episódios decisivos na vida do artista:

Em 1916, quando o jovem Amadeo, regressado de Paris, organiza a primeira grande exposição modernista em Portugal e revela um mundo novo a um país velho e conservador.

Recua depois a 1911, quando Amadeo apresenta os primeiros trabalhos à elite artística da cidade de Paris.

Por fim, 1918, o fatídico ano da gripe espanhola que matou milhões e abrevia a vida de Amadeo. A sua verdadeira relevância só seria descoberta anos mais tarde.

No elenco estão Rafael Morais, Ana Lopes, Lúcia Moniz, Ana Vilela da Costa, Manuela Couto, Ricardo Barbosa, Raquel Rocha Vieira, José Pimentão, Rogério Samora e Eunice Muñoz.

TRAILER "AMADEO"