Cartaz de cinema

Os filmes da semana: estreias nas salas de cinema (26 de janeiro 2023)

Publicado em 25 Jan. 2023 às 21:30, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Estreias)

Os filmes da semana: estreias nas salas de cinema (26 de janeiro 2023)

Fique a conhecer as novidades em cartaz nas salas portuguesas.

Sophie, de 11 anos, passa as férias de verão na Turquia com o pai, amoroso e idealista. Numa estância de férias decadente desfruta cada momento daquele raro período.

Enquanto o mundo da adolescência se anuncia para Sophie, fora do seu olhar, Calum soçobra sob o peso da vida além da paternidade.

Vinte anos depois, as ternas memórias destas últimas férias juntos transformam-se num poderoso e desolador retrato da sua relação, enquanto Sophie tenta reconciliar o pai que conheceu com o homem que lhe permanece um desconhecido.

Aftersun

Aftersun

2022 | Drama | 102 min

Com Frankie Corio, Paul Mescal, Celia Rowlson-Hall

Realização Charlotte Wells

Class. etária M/12

Estreia em Portugal 26 Jan. 2023

Distribuidor Leopardo Filmes

Ver trailer


Amadeo (2023)

Amadeo Souza-Cardoso viveu, em apenas 30 anos, uma vida intensa e fulgurante. Nasce e vive em Manhufe (Amarante), veraneia em Espinho e fixa-se em Paris onde integra um extraordinário círculo de artistas modernistas que marcará a história da arte do século XX.

Com o deflagrar da Primeira Grande Guerra, Amadeo vive com a sua mulher, Lucie e cria um refúgio artístico na casa de família. É entre a sua cozinha de Manhufe, os desafios da produção de vinho na paisagem amarantina e as influências da Corporation Nouvelle, que resulta uma amálgama de referências que Amadeo transpõe para os seus quadros.

Anos antes, Amadeo está em Paris, onde, com apenas 23 anos, celebra a primeira exposição conjunta com Modigliani. Rodeado pelo seu círculo de amigos de que fazem parte Picasso, Apollinaire, Brancusi, Derain, Emmerico Nunes e Max Jacob, encontra-se no epicentro das artes do século XX.

O pintor deixa de trabalhar em 1918, quando a gripe pneumónica atinge Portugal. Em Espinho, Lucie e Graça, a sua irmã, adoecem. Amadeo dedica-se a tratá-las, acabando também ele por adoecer. Logo após a morte da irmã e Lucie recuperada, é a vez de Amadeo ser colhido pela garra da doença. Acaba por falecer no dia 25 de outubro de 1918.

Amadeo

Amadeo

2023 | Histórico, Drama | 98 min

Com Rafael Morais, Raquel Rocha Vieira, Ana Lopes

Realização Vicente Alves do Ó

Class. etária M/12

Estreia em Portugal 26 Jan. 2023

Distribuidor NOS Audiovisuais

Ver trailer


O Filho / The Son (2022)

Segunda parte da trilogia de Florian Zeller sobre o tema da saúde mental, e a sua segunda longa-metragem como argumentista e realizador. Tal como o filme anterior, "O Pai", lançado em 2020 e nomeado para seis Prémios da Academia (vencedor de Melhor Argumento Adaptado e Melhor Actor), "O Filho" é baseado na peça de teatro de Zeller.

Nicholas é o filho de dezassete anos de pais divorciados, uma separação amigável à superfície, mas que permanece uma ferida aberta, especialmente para a mãe, Kate. O pai Peter, um importante advogado, enfrenta decisões cruciais sobre a sua carreira e está ansioso por entrar na política, enquanto gere uma nova vida com Beth e o filho bebé de ambos.

Kate revela que Nicholas tem faltado às aulas na escola. Por razões que Kate não consegue compreender, o seu filho é terrivelmente infeliz e, por vezes, chega a assustá-la.

Nicholas decide ir viver com o pai, na esperança de que uma nova escola e um novo começo aliviem a sua ansiedade. Peter e Beth dão-lhe a segurança e encorajamento que podem, mas os problemas de Nicholas ameaçam meter-se entre eles e fazer regressar dramas do passado.

Encontrar um caminho em frente torna-se um desafio maior do que qualquer luta política que Peter tenha conhecido. Beth, por seu lado, sente-se dividida pela lealdade a Pedro, os cuidados necessários e intermináveis com o bebé Theo, e o apoio a um adolescente perturbado que mal conhece.

Para Nicholas, a esperança é esquiva, a vida quotidiana um tormento e o seu único refúgio são as memórias das alegrias simples da infância. Poderá este jovem encontrar um caminho através da dor que se tornou a sua companheira constante?

Conseguirão os pais pôr de lado o passado e dar-lhe o que precisa, quando o que ele precisa parece inexprimível e inalcançável?

O Filho

O Filho The Son

2022 | Drama | 122 min

Com Hugh Jackman, Zen McGrath, Laura Dern

Realização Florian Zeller

Class. etária M/14

Estreia em Portugal 26 Jan. 2023

Distribuidor Cinemundo

Ver trailer


Onde Fica a Casa do Meu Amigo (cópia restaurada) / Khane-ye doust kodjast? (1987)

Um rapaz de oito anos tenta encontrar um colega de escola depois de acidentalmente lhe ter ficado com o caderno onde tem de fazer os trabalhos de casa. Determinado, tenta encontrar a casa do colega numa aventura que retrata a riqueza e a complexidade da sociedade rural iraniana.

Onde Fica a Casa do Meu Amigo (cópia restaurada)

Onde Fica a Casa do Meu Amigo (cópia restaurada) Khane-ye doust kodjast?

1987 | Drama | 83 min

Com Babek Ahmed Poor, Ahmed Ahmed Poor, Kheda Barech Defai

Realização Abbas Kiarostami

Class. etária M/12

Estreia em Portugal 26 Jan. 2023

Distribuidor Midas Filmes


Seal Team - Brigada Especial / Seal Team (2021)

Quinn, uma foca adorável mas tenaz, reúne um grupo de recrutas desajeitados para fazer frente a um bando de tubarões que tomou a vizinhança. O alegre bando de focas não está de todo treinado para a missão. Por isso, procuram a ajuda do mais experiente Claggart...

Seal Team - Brigada Especial

Seal Team - Brigada Especial Seal Team

2021 | Animação, Comédia | 98 min

Vozes Jessie T. Usher, J.K. Simmons, Matthew Rhys

Realização Greig Cameron

Class. etária M/6

Estreia em Portugal 26 Jan. 2023

Distribuidor Outsider Films

Ver trailer


Trabalhos de Casa (cópia restaurada) / Mashgh-e Shab (1989)

Um inquérito ao sistema educacional iraniano. Vários alunos são entrevistados na escola e falam sobre o excesso de trabalhos de casa e os castigos.

Trabalhos de Casa (cópia restaurada)

Trabalhos de Casa (cópia restaurada) Mashgh-e Shab

1989 | Documentário | 86 min

Com Babak Ahmadpoor, Farhang Akhavan, Mohammad Reza Nematzadeh

Realização Abbas Kiarostami

Class. etária M/12

Estreia em Portugal 26 Jan. 2023

Distribuidor Midas Filmes


Um Casamento do Pior / Maybe I Do (2023)

No coração de Nova Iorque, o romance de Michelle e Allen chegou ao ponto em que é altura de os pais se conhecerem. Uma vez cara a cara, a noite transforma-se num caos cómico, quando os dois casais percebem que cada um deles tem relações extraconjugais com o outro.

Um Casamento do Pior

Um Casamento do Pior Maybe I Do

2023 | Romance, Comédia | 95 min

Com Emma Roberts, Luke Bracey, Diane Keaton

Realização Michael Jacobs

Class. etária M/12

Estreia em Portugal 26 Jan. 2023

Distribuidor NOS Audiovisuais

Ver trailer


Operação Fortune: Missão Mortífera / Operation Fortune: Ruse de Guerre (2023)

O agente do MI6 Orson Fortune e a sua equipa de operacionais recrutam uma das maiores estrelas de cinema de Hollywood para os ajudar numa missão quando a venda de uma nova tecnologia de armas mortífera ameaça perturbar a ordem mundial.

Operação Fortune: Missão Mortífera

Operação Fortune: Missão Mortífera Operation Fortune: Ruse de Guerre

2023 | Ação, Thriller, Comédia | 114 min

Com Jason Statham, Aubrey Plaza, Josh Hartnett

Realização Guy Ritchie

Estreia em Portugal 26 Jan. 2023

Distribuidor Cinemundo

Ver trailer


Ursos Não Há / No Bears (2022)

Duas histórias de amor perturbadas por obstáculos inevitáveis e perturbadores, a força da superstição e os mecanismos do poder.

Prémio Especial do Júri no Festival de Veneza 2022.

Ursos Não Há

Ursos Não Há No Bears

2022 | Drama | 106 min

Com Naser Hashemi, Bakhtiyar Panjeei, Mina Khosravani

Realização Jafar Panahi

Class. etária M/12

Estreia em Portugal 26 Jan. 2023

Distribuidor Midas Filmes

Ver trailer

 

Bons filmes!

Para informações sobre os cinemas onde cada filme está a ser exibido e horários das sessões, consulte o cartaz de cinema do filmSPOT.