Cartaz de cinema

Wim Wenders e as casas de banho de Tóquio

Publicado em 18 Mai. 2022 às 10:50, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Primeiro olhar, Cinema Europeu)

Wim Wenders e as casas de banho de Tóquio

O próximo filme do cineasta alemão inspira-se num conjunto de casas de banho futuristas construídas na capital japonesa.

Wim Wenders anunciou um novo projecto artístico que inclui uma curta-metragem inspirada num conjunto de 17 sanitários públicos de alta qualidade construídos no bairro de Shibuya, no centro de Tóquio.

Concebidos por arquitectos de renome mundial como Tadao Ando, ou Shigeru Ban, e por designers como NIGO, partilham a ideia de que um lavabo público pode contrariar a expectativa comum de um lugar escuro, sujo e perigoso.

Kōji Yakusho, de "Memórias de Uma Geisha" e "Babel", será o protagonista.

Mais detalhes sobre a iniciativa podem ser consultados no site The Tokyo Toilet.

Para Wim Wenders, o projecto tem um elevado valor social. "Porque uma casa de banho é um lugar onde todos são iguais. Não há ricos e pobres, não há velhos e jovens, todos fazem parte da humanidade", disse na conferência de apresentação do projeto, na capital japonesa.

A rodagem do filme começa em outubro de 2022.

Wenders tem uma forte ligação ao Japão onde realizou dois filmes, os documentários "Tokyo-Ga" de 1985, uma homenagem ao mestre do cinema japonês Yasujiro Ozu e, "Cadernos sobre Cidades e Roupas", de 1989, sobre o estilista de moda Yohji Yamamoto.

Foto: Peter Lindberg