Cartaz de cinema

Viggo Mortensen, Chiara Mastroianni e Maria de Medeiros filmam "Eureka" com o argentino Lisandro Alonso

Publicado em 11 Nov. 2021 às 15:38, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Cinema da América-Latina)

Viggo Mortensen, Chiara Mastroianni e Maria de Medeiros filmam "Eureka" com o argentino Lisandro Alonso

O ambicioso e extenso projeto será dividido em quatro partes que abordam a vida dos povos indígenas nas Américas.

O deserto espanhol da zona de Almeria está a servir de cenário a uma das quatro partes de "Eureka", o próximo filme do realizador argentino Lisandro Alonso. Viggo Mortensen, Chiara Mastroianni e Maria de Medeiros são os três nomes mais conhecidos do elenco.

Em abril, Alonso rodou o segmento final na região de Puerto Escondido, no estado mexicano de Oaxaca, com o ator amazonense Danilo Reis a interpretar um indígena que deixa a sua comunidade para ser tomado pela febre do ouro nas explorações mineiras locais.

Agora, o trabalho concentra-se na primeira parte do projeto, intitulada "Western". Terá lugar num município sem lei na zona de fronteira entre os EUA e o México, em 1870, com Viggo Mortensen a desempenhar o papel de um pai que procura a sua filha raptada (Viilbjørk Malling Agger). O cineasta e actor iraniano Rafi Pitts desempenha o papel do raptor. As paisagens áridas da zona de Almeria, tantas vezes utilizadas em westerns, farão, mais uma vez, de oeste selvagem norte-americano.

Sabe-se que a parte dois, chamada "Pine Ridge" se passará na atualidade, numa reserva indígena no estado norte-americano do Dakota do Sul.

A atriz portuguesa Maria de Medeiros integra o elenco do primeiro segmento, num papel não revelado. Igualmente desconhecido é o papel de Chiara Mastroianni e o tema da segunda parte do filme.

No todo, "Eureka" é apresentado como uma viagem por diferentes geografias e tempos do continente americano, do ponto de vista dos povos indígenas.

Será a sexta longa metragem de Lisandro Alonso, um dos nomes quentes das cinematografias da América Latina, ao lado de Lucrecia Martel, ou Carlos Reygadas.

A sua revelação começou em 2001, quando "La Libertad" foi exibido em Cannes, na secção Um Certo Olhar. Regressou ao festival francês em 2004 com "Los Muertos", integrado na Quinzena dos Realizadores. Em 2014, "Jauja", o seu último filme até à data, onde também trabalhou com Viggo Mortensen e Viilbjørk Malling Agger, recebeu o prémio dos críticos da FIPRESCI na edição desse ano do certame francês.

"Eureka" tem produção da Luxbox francesa, em coprodução com a alemã Komplizen Film, a portuguesa Rosa Filmes, a Pina Films do México e a 4L, a produtora argentina fundada por Alonso.