Cartaz de cinema

Vencedores da 18.ª edição do FEST – Novos Realizadores, Novo Cinema

Publicado em 27 Jun. 2022 às 10:15, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

Vencedores da 18.ª edição do FEST – Novos Realizadores, Novo Cinema

Filme romeno "Imaculat" ganha Lince de Ouro e "Mansa" recebe o grande prémio nacional.

"Imaculat", dos romenos Monica Stan e George Chiper é o vencedor da 18ª edição do FEST - Festival Novos Realizadores, Novo Cinema.

No ano em que o amor foi o tema principal do festival o Lince de Ouro é entregue a um drama baseado na história pessoal da realizadora, a história de uma jovem inocente arrastada para a droga pelo namorado, que se vê numa clínica de reabilitação a ter que gerir sentimentos frágeis e perigosos.

O Grande Prémio reservado aos filmes portugueses foi entregue a "Mansa", de Mariana Bártolo, passado numa família conservadora do norte do país com uma miúda de 11 anos prestes a descobrir a sua sexualidade.

Foram ainda distribuídas duas menções honrosas, para "Da Sala Ao Cinema À Rua", de Leonardo Miranda, e "A Rapariga de Saturno", de Gonçalo Almeida.

Nas longas-metragens de ficção que concorreram ao Lince de Ouro, além do vencedor, destacou-se também o boliviano Alejandro Loayza Grisi, distinguido com uma menção honrosa para a fotografia do filme "Utama", uma história sobre as consequências das alterações climáticas, e o suíço Michael Koch, pela realização de "A Piece of Sky", uma viagem a uma vila nos alpes onde o tempo parece ter parado.

Na categoria de Melhor Documentário, o vencedor foi "Alis", uma coprodução entre a Colômbia, Chile e Roménia, de Clare Weiskopf e Nicolás Van Hemelryck, que mostra como, apesar das leis progressivas a favor dos direitos das mulheres, as jovens adolescentes colombianas continuam a encontrar situações difíceis nas ruas de Bogotá. A pobreza, a violência, os abusos e a falta de oportunidades são chamadas para o grande ecrã.

Nas curtas-metragens, o Lince de Prata - Ficção foi atribuído ao filme alemão "Mona & Parviz", de Kevin Biele, com os casamentos por conveniência no olhar principal. Também aqui houve uma menção honrosa, para o filme de Singapura "A Man Trmbles", de Lam Li Shuen e Mark Chua.

O vencedor do Lince de Prata para melhor documentário foi "Even Though They Steal My Dreams" da belga Zoé Brichau, rodado durante as mudanças políticas no Chile em 2019. Menção honrosa para "My Period Is Late", de Cai Ning,

O Lince de Prata para a melhor animação distinguiu "Terra Incógnita", de Pernille Kjaer e Adrian Dexter. A produção francesa segue a vida numa ilha misteriosa, habitada por seres imortais. Menções honrosas para a produção polaca "Toothless", de Andrea Guizar onde uma boca gigantesca faz das suas e para o irlandês "Fall Of The Ibis King", de Mikai Geronimo e Josh O'Caoimh onde um antagonista de uma ópera sombria teme o regresso do ator principal.

A próxima edição do FEST – Festival Novos Realizadores, Novos Cinema realiza-se a 19 a 26 de junho de 2023.

Lista de Prémios do FEST 2022

Lince de Ouro Ficção - Imaculat

Menção Honrosa Direcção de Fotografia – Utama

Menção Honrosa Realização – A Piece of Sky

 

Lince de Ouro Documentário - Alis

 

Lince de Prata Ficção - Mona & Parviz

Menção Honrosa – A Man Trembles

 

Lince de Prata Documentário - Even Though They Streal My Dreams

Menção Honrosa - My Period is Late

 

Grande Prémio Nacional - Mansa

Menção Honrosa - Da Sala ao Cinema a Rua

Menção Honrosa - A Rapariga de Saturno

 

Lince de Prata Animação - Terra Incógnita

Menção Honrosa - Toothless

Menção Honrosa - Fall of the Ibis King

 

Lince de Prata Experimental - Woman As Image, Man As Bearer of the Look

Menção Honrosa - The Empty Sphere

Menção Honrosa - Apocalypse Baby, We Advertise The End of the World

 

NEXXT – Competição Académica - Headfish

Menção Honrosa – Frida

 

FESTinha #Sub10 - Big Box

FESTinha #Sub12 - Life Expectancy

FESTinha #Sub16 - Spotless

 

Voto do Público

Lince de Ouro - Daughters Of Abdul-Rahman (Zaid Abu Hamdan)

Lince de Prata - Unter der Welle (Veronika Hafner)