Cartaz de cinema

"Toubab" de Florian Dietrich é o filme vencedor do Prémio do Público na KINO 2022

Publicado em 16 Fev. 2022 às 13:25, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema, Cinema Europeu)

"Toubab" de Florian Dietrich é o filme vencedor do Prémio do Público na KINO 2022

"Toubab" é o vencedor do Prémio do Público na 19.ª edição da KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã, organizada pelo Goethe-Institut Portugal, deixando em segundo lugar o filme de encerramento, "A Grande Liberdade" e, em terceiro, "Ivie mais Naomi".

A primeira longa-metragem do realizador Florian Dietrich é uma comédia e conta a história de Babtou que após ser libertado da prisão, não tarda a meter-se novamente em sarilhos com a polícia. Embora tenha nascido na Alemanha, arrisca ser deportado para o Senegal, supostamente o seu "país de origem". Julius Nitschkoff - que interpreta o papel de Dennis, o melhor amigo de Babtou - e Farba Dieng - que dá vida à personagem principal - revelam-se atores convincentes, não apenas como melhores amigos, dispostos a fazer qualquer coisa um pelo outro, mas também ao simularem uma relação de casal, estratagema a que recorrem para que Babtou possa escapar à deportação.

Dietrich teve a ideia para o filme após reunir com indivíduos presos num centro de detenção juvenil em Wiesbaden, onde o cineasta implementa projetos artísticos e de teatro com a co-argumentista Anne Dechow. Aí, tiveram a oportunidade de conhecer jovens prestes a ser deportados para o país dos respetivos pais, sem que eles próprios alguma vez lá tenham estado.

A KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã é uma iniciativa do Goethe-Institut Portugal em parceria com as embaixadas da Áustria, Suíça e Luxemburgo e tem curadoria de Teresa Althen e Susana Santos Rodrigues. Em 2022, decorreu de 27 de janeiro a 2 de fevereiro no Cinema São Jorge, em Lisboa. Prolonga-se até 6 de fevereiro na Filmin.pt com a rubrica "KINO no feminino".