Cartaz de cinema

"The Green Inferno": o novo filme de Eli Roth tem canibais

Publicado em 8 Set. 2013 às 18:12, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Primeiro olhar)

"The Green Inferno": o novo filme de Eli Roth tem canibais

O realizador de "Hostel" não apresentava um novo filme desde 2007.

Eli Roth, recente fenómeno de popularidade entre os realizadores e produtores de filmes com sangue e tripas apresentou em Toronto a sua mais recente longa-metragem.

Com o título "The Green Inferno", foi rodado na selva amazónica e faz regressar o sempre amado sub-género dos filmes com antropófagos que adquiriu alguma popularidade durante os anos 80 através dos clássicos e infames "Holocausto Canibal", de Rugero Deodato e "Natura Contro", de Antonio Climati.

"The Green Inferno" conta a viagem de um grupo de estudantes que pretende salvar uma tribo em risco de desaparecer. Quando o avião que os transporta se despenha são feitos reféns pelos nativos que vieram ajudar. E aí começa a parte gourmet do filme.

Roth estreou-se em 2002 com "Cabin Fever" e tornou-se conhecido em 2005 com "Hostel", criticado pelo execesso de violência e por incluir uma sucessão de cruéis cenas de tortura.

Apadrinhado por Quentin Tarantino e após ter feito render a fama com uma série de produções que se faziam valer do seu nome - incluindo a recente série de televisão "Hemlock Grove" - Eli Roth esteve no festival de cinema de Toronto para a estreia-mundial de "Green Inferno" e para deixar algumas histórias.

The Green Inferno
Eli Roth em pose com os canibais.

Segundo Roth, as filmagens decorreram numa aldeia da América Latina onde vive uma tribo que nunca tinha visto um filme. Quando lhes mostraram "Holocausto Canibal" os habitantes acharam muita piada e concordaram em participar no novo projeto. No final, como agradecimento, a produção construiu uma cozinha comunitária e colocou novos telhados em todas as habitações.

Mas a mais divertida das histórias contadas por Roth prende-se com a chegada de um grupo de missionários evangélicos texanos que terão apanhado o susto das suas vidas ao verem a aldeia repleta de esqueletos, cabeças espetadas em estacas e ao depararem com os locais nos típicos trajes do canibal cinematográfico.

Verdadeiras ou falsas, o que importa é que são excelentes piadas e confirmam que Roth sabe promover o seu trabalho como ninguém. Tanto assim é que já anunciou uma sequela: em "Beyond the Green Inferno" a realização passa para o chileno Nicolás López. Roth passa para o papel de produtor.

"The Green Inferno" ainda não tem data de estreia comercial.