Cartaz de cinema

"The Batman" não estreia na Rússia

Publicado em 1 Mar. 2022 às 12:14, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Indústria cinematográfica, Cinema Norte-Americano, Bastidores)

"The Batman" não estreia na Rússia

Estúdios norte-americanos suspendem atividade na Rússia.

Ao quarto dia, Hollywood reagiu. A Disney interrompeu o fornecimento de filmes aos cinemas russos, começando pela animação da Pixar "Turning Red", previsto para 10 de março. Aguarda por evoluções para definir decisões comerciais futuras e trabalha com organizações no apoio humanitário urgente.

A Warner retrocedeu e apesar de antes ter afirmado ser tarde para evitar a estreia de "The Batman", hoje anunciou a suspensão da estreia prevista para esta semana nos cinemas russos.

Logo a seguir, a Sony cancelou a estreia de "Morbius", agendada para 24 de março e, esta terça-feira, a Paramount tomou medidas semelhantes relativas aos lançamentos de "Sonic 2" e "A Cidade Perdida".

A Rússia é um dos cinco maiores mercados europeus no que respeita a valores das bilheteiras de cinema e responsável por quase 3% do box office a nível mundial.

Coletivamente, os estúdios, representados pela Motion Picture Association fizeram saber a sua solidariedade "com a comunidade internacional na defesa do Estado de direito e na condenação da invasão russa da Ucrânia" e manifestaram "forte apoio" à comunidade criativa da Ucrânia.

No lado do streaming, a Netflix disse que vai recusar cumprir a nova lei que entra em vigor a 1 de março e pretende forçar todos os serviços audiovisuais a emitir os maiores canais de televisão russos ligados ao governo.

O You Tube, no seguimento das orientações da União Europeia, bloqueou as emissões online dos canais Russia Today (RT) e Sputnik, que têm funcionado como difusores de propaganda pró-Putin.