Cartaz de cinema

"Speak no Evil" e "Vórtice" ganham no Motelx

Publicado em 12 Set. 2022 às 18:07, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

"Speak no Evil" e "Vórtice" ganham no Motelx

O Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa revelou domingo o palmarés da sua edição 2022.

"Vórtice", de Guilherme Branquinho, é o vencedor do prémio para melhor curta-metragem portuguesa, na 16.ª edição do MOTELX. "Speak No Evil", do dinamarquês Christian Tafdrup, arrecada o Prémio Méliès d"argent para melhor longa-metragem europeia.

"Vórtice" parte de um problema com o qual, segundo o realizador, "muitos lisboetas se identificam: não conseguir parar o carro quando se volta tarde do trabalho". Partindo de uma ideia simples, "o filme vai gradualmente entrando numa espiral de paranóia e frustração quase psicótica", explica.

Entre as 12 curtas-metragens nacionais em competição, o júri atribuiu ainda uma Menção Especial a "Reverso", de André Szankowski, com argumento e interpretação de Afonso Pimentel.

Ao francês "Censor of Dreams", de Léo Berne e Raphaël Rodriguez, foi entregue o Prémio Méliès d"argent - Melhor Curta Europeia 2022, por resumir "as ideias essenciais deste género: intuitivo, questionador, avassaladoramente desafiante, sobre a condição humana e o quotidiano".

"Speak No Evil", do dinamarquês Christian Tafdrup, foi distinguido com o Prémio Méliès d"argent - Melhor Longa Europeia 2022 "pela sublime forma como gere a tensão e toca nas feridas da hipocrisia das relações sociais", e deixa um alerta: "Pensem duas vezes antes de fazer novos amigos". O filme relata o que acontece quando uma família dinamarquesa visita uma família holandesa que conheceu nas férias.

Os espectadores do MOTELX votaram em "Deadstream", realizado pelo casal norte-americano Joseph e Vanessa Winter, que ganhou o Prémio do Público.

"O Fantasma da Minha Infância", de Carolina Aguiar, Francisco Magalhães e Pedro de Aires levou o Prémio microCURTAS.

A 16.ª edição do MOTELX encerra hoje, 12 de Setembro, com alguns dos filmes exibidos este ano, três estreias nacionais ("Inferno Rosso: Joe D"Amato on the Road of Excess", "A Última Praga de Mojica" e "A Praga") e a projecção da curta e da longa europeias vencedoras, "Censor of Dreams" e "Speak No Evil".

O MOTELX - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa regressa em 2023, de 12 a 18 de Setembro, no Cinema São Jorge, para a 17.ª edição.